Resumen:
O objetivo deste estudo é avaliar o desempenho dos representantes da indústria farmacêutica no Estado de Goiás. No contexto de serviços eles desempenham o seu papel, transmitindo o conhecimento obtido por suas empresas, relacionado à pesquisa e desenvolvimento de seus produtos, para os clientes-médicos, como forma de auxiliá-los no processo decisório. A estratégia de pesquisa compreendeu duas fases; na exploratória, detalharam-se como as estratégias de marketing do setor farmacêutico são aplicadas na prestação de serviços e como estão estruturadas para estabelecer relacionamentos e promover a troca de informações e conhecimento com os médicos. A fase descritiva envolveu a coleta de dados qualitativos e uma pesquisa quantitativa conduzida com uma amostra de 218 representantes. Guiado pelas Teorias da Administração de Serviços e da Dinâmica do Papel Organizacional desenvolveu-se um modelo teórico e hipóteses de trabalho que testaram, por meio da técnica da Modelagem de Equações Estruturais, as relações existentes entre as dimensões da qualidade e da produtividade no desempenho com o controle percebido sobre a tarefa, o sistema de suporte da supervisão, os fatores desencadeantes do estresse e as tendências à saturação (burnout) destes funcionários. Os resultados indicaram a predominância de um modelo de trabalho caracterizado por elevados níveis de estresse e de saturação, com potencial para fortalecer os aspectos disfuncionais ao desempenho e, consequentemente, interferir nas dimensões técnicas e funcionais do encontro do serviço.