Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo identificar as formações terminológicas que são utilizadas no contexto aplicado de uma importante empresa internacional do setor de manutenção aeronáutica, com a finalidade de obter subsídios para propor métodos de organização e padronização, uma vez que, como foi possível verificar, não existe na companhia uma terminologia estabelecida. Para isso, passamos a recolher os termos a partir de três fontes: os manuais técnicos de manutenção, o sistema de gestão informatizado, e a oralidade. É possível perceber que a variação denominativa é muito frequente. Para um único conceito é comum encontrar mais de um termo que o qualifique. Em virtude disso, voltamos nosso interesse para a busca da univocidade terminológica. A reorganização do sistema informatizado, através do desenvolvimento de um glossário para uso exclusivo dos gestores do sistema, é ponto inicial para isso. Além disso, a produção de outro glossário, para ser utilizado pelos funcionários como um instrumento de consulta, representa um acréscimo para a qualidade do trabalho. Adotamos como principal aporte teórico os fundamentos da Teoria Geral da Terminologia, porém, para a investigação do processo de formação terminológica que ocorre na empresa, também seguimos os princípios da Teoria Comunicativa da Terminologia. Para a produção dos glossários, organizamos em fichas terminológicas os termos padrão, os termos encontrados nos manuais técnicos, suas variantes denominativas, e ainda uma breve definição. De posse dos glossários, verificamos que sua aplicação para a reformulação do sistema informatizado é viável e, portanto, o objetivo de padronização é possível. Além disso, pode-se afirmar que o glossário voltado para a consulta pelos funcionários é bastante útil, pois serve para orientá-los em suas dúvidas.