Abstract:
A presente dissertação pretende analisar as caricaturas e contos de alguns periódicos e suplementos libertários e anticlericais de Buenos Aires e de Porto Alegre que circularam nessas cidades durante os anos de 1897 a 1916, procurando abordar as variadas maneiras e estratégias de que tais veículos da pequena imprensa se utilizavam para contestar, denunciar e, possivelmente, efetivar ações em prol de uma nova realidade. Utilizar-se-á da comparação para contrapor um contexto social a outro, para apontar diferenças e semelhanças entre as diversas publicações aqui estudadas, bem como ao que concerne à análise das caricaturas e dos contos, realizando aproximações e distanciamentos entre o discurso visual e o verbal de tais elementos. As caricaturas serão tratadas enquanto representações, pois se acredita que a dimensão das imagens é sempre uma (re) criação, uma (re) interpretação de um possível real e, no caso em questão, as imagens serão consideradas ainda como um instrumento de luta, uma arma de combate. Já os contos serão considerados elementos pedagógicos preciosos para a conscientização dos leitores, uma vez que a brevidade dos mesmos tencionava transmitir sem complexidade a mensagem a que se propunham. Além disso, supõe-se que tanto as caricaturas, quanto os contos apresentam um alcance maior do que as matérias extensas, ou seja, atingem um número maior de leitores, o que tanto justifica seu estudo como alude à importância desses elementos para a formação dos seus leitores. Os periódicos utilizados para o exame serão o La Protesta de Buenos Aires e os gaúchos A Luta e Lúcifer, somando-se a esses os suplementos La Obra e o Suplemento de La Protesta de Buenos Aires.