Resumen:
O trabalho demonstra o estudo que teve como objetivo estudar o Design de triggers emocionais voltados às experiências gastronômicas. Mais especificamente, realizamos o estudo conjunto entre o Design Estratégico, o Design para Experiências, Design Emocional e o Food Design, tendo como objeto principal a avaliação do impacto das emoções evocadas em experiências alimentares nos usuários a partir da manipulação de gatilhos tangíveis ou intangíveis. Partimos do princípio que as mudanças socioeconômicas e o comportamento do consumidor são influenciados mutuamente e, sendo assim, uma das maneiras para consolidar-se dentro de tal contexto econômico seja justamente aprimorar o contexto das experiências envolvidas no consumo de um produto ou serviço. Um dos parâmetros que apresentaram-se favoráveis a tal incrementação foram os estímulos emocionais potenciais condicionadores para uma experiência memorável. Sendo assim, a pesquisa buscou através de dois experimentos e uma survey, coletar dados que pudessem auxiliar na obtenção das respostas ao objetivo geral do trabalho. Concluímos que a partir da manipulação de gatilhos seja possível condicionar uma experiência a intensificar emoções positivas. Sugerimos, ao final da pesquisa, que um dos papéis que o Design possa assumir, neste contexto, seja a articulação e design de projetos que incrementem a qualidade geral de uma experiência e, consequentemente, o bem-estar do indivíduo. Para futuras pesquisas, recomendamos questões sobre os seguintes tópicos: ampliação dos experimentos I e II; estudos referentes às etapas de experiência de usuário e temas como significados e valores identitários acerca de experiências alimentares.