Resumo:
Os métodos de ensino tradicional dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem (ou LMS do termo em inglês Learning Management System ) são rígidos por natureza e impõem limitações ao processo de ensino. Por terem um padrão fechado, essas ferramentas acabam prejudicando o aluno, pois o impedem de interagir com qualquer pessoa que compartilhe dos mesmos interesses que ele. Por exemplo, o aluno posta uma dúvida sobre um determinado assunto no fórum e às vezes espera dias, semanas, sem obter retorno algum. Como resultado, os conceitos de comunidade, relação e interação entre os usuários são necessários para superar essas limitações. Atualmente o Moodle não provê ferramentas que dão suporte a criação de uma rede social que consiga ser articulada pelos participantes. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um software social que possibilite a criação e articulação de redes sociais online no ambiente Moodle de forma automática. A partir disso, espera-se que cada aluno possa ter o seu próprio espaço, com comunidades virtuais de prática específicas para as suas necessidades, e que ele consiga também a qualquer momento adicionar novas pessoas a essas comunidades, que estejam em qualquer lugar, ou seja, em qualquer Moodle, curso, grupo ou fórum, ampliando além da rede social, as possibilidades educacionais que somente a aprendizagem colaborativa possibilita. para as suas necessidades, e que ele consiga também a qualquer momento adicionar novas pessoas a essas comunidades, que estejam em qualquer lugar, ou seja, em qualquer Moodle, curso, grupo ou fórum, ampliando além da rede social, as possibilidades educacionais que
somente a aprendizagem colaborativa possibilita.