Resumen:
A presente pesquisa objetivou desenvolver, a partir da perspectiva do Design Estratégico, cenários para a inovação da experiência de aprendizagem em salas de aula de ensino superior, levando em conta as possibilidades inauguradas pelas tecnologias digitais. Para tanto, foi realizada uma investigação com delineamento qualitativo, do tipo estudo de caso, junto ao Curso de Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, curso este caracterizado por apresentar uma proposta diferenciada de educação, apoiada pelo conceito de Programa de Aprendizagem (PA). As fontes de dados que subsidiaram a análise deste estudo, também compreendidas como a pesquisa contextual proposta pelo Design Estratégico, constaram de pesquisa documental, 18 períodos de observações da sala de aula e oito entrevistas com alunos e professores. Da mesma forma, também a Pesquisa Blue Sky integrou-se à coleta de dados estimulando reflexões criativas. Buscou-se, com isso, compreender a experiência de aprendizagem dos alunos e professores em sala de aula a partir da estrutura, das interações e das tecnologias. A análise desse contexto permite, por vezes, apontar o descompasso desses fatores frente aos objetivos do PA. Para a construção dos cenários para a sala de aula, foi desenvolvido o Workshop 2029: Uma Nova Experiência de Aprendizagem, o qual contou com a participação de quatro equipes interdisciplinares que reuniram conhecimentos pertinentes ao projeto. A análise dos quatro cenários, cujo desenvolvimento foi estimulado pela apresentação das pesquisas contextual e Blue Sky realizadas, permitiu identificar interfaces entre os resultados alcançados, evidenciando a idealização do aluno autossuficiente e participativo, bem como a representação do professor como um orientador e um articulador de conhecimentos. Em relação à estrutura, verificou-se a necessidade de maior flexibilidade dos espaços, a qual foi diretamente afetada pelo uso das tecnologias digitais. No que diz respeito à personalização da aprendizagem, evidenciou-se a forte relação do alcance desse objetivo com o uso dos recursos tecnológicos. Tais constatações tornaram clara a importância da tecnologia para pensar a inovação da experiência vivenciada em sala de aula, mas também demonstraram que não é possível promover a inovação desse espaço apoiando-se exclusivamente nos avanços tecnológicos, uma vez que a inovação está em transformar a compreensão acerca da forma como estruturas,
interações e tecnologias se conectam. Por fim, ressalta-se a potencialidade do Design Estratégico para projetos vinculados à educação e à inovação.