Abstract:
Objetivo: Estudar os determinantes dos Padrões Alimentares (PA) de mulheres residentes em uma área metropolitana do sul do país.Desenho: Estudo transversal de base populacional.
Participantes: 1026 mulheres de 20 a 60 anos, residentes na zona urbana de São Leopoldo, R.S. A seleção da amostra foi realizada através de múltiplos-estágios no ano de 2003.
Resultados: Os padrões alimentares com maior consumo foram: o Padrão Alimentar de Risco de Custo Baixo (PARC1), o Padrão Alimentar de Risco de Custo Alto (PARC3) e o Padrão Alimentar Saudável de Custo Baixo (PASC1). Após as análises multivariadas, o consumo do Padrão Alimentar Saudável de Custo Baixo (PASC1) esteve positivamente associado à idade, mas diminuiu em mulheres com baixa escolaridade, sem companheiro e fumantes; o consumo do Padrão Alimentar Saudável de Custo Médio (PASC2) foi positivamente associado à idade, escolaridade e classe econômica, sendo menor nas mulheres não brancas comparado às mulheres brancas; enquanto o PASC3 foi mais consumido por mu