Resumen:
Conhecer a dimensão e o perfil da violência de gênero - física, psicológica e sexual - perpetrada contra a mulher pelo parceiro (a) atual ou passado.
Estudo transversal realizado na Unidade Básica de Saúde VII - Campo da Tuca/Centro de Saúde Escola Murialdo/Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. A amostra foi constituída por 251 mulheres de 18 a 49 anos que consultaram o serviço durante os meses de outubro e novembro de 2003. O instrumento para coleta de dados foi o questionário utilizado por Schraiber et al15 (2002). Os dados foram digitados no programa Excel, efetuando dupla entrada e as análises univariada e bivariada foram realizadas no SPSS; o teste estatístico usado foi o qui-quadrado.
Encontraram-se as seguintes prevalências de violências: psicológica (55%, IC95% =49;61), física (38%; IC95%=32;44) e sexual (8%; IC95%=5;11). Algumas variáveis estatisticamente associadas às violências foram: idade e escolaridade da mulher e do companheiro, classe social da mulher (IBGE), anos de união, ocu