Abstract:
Objetivo: Investigar os fatores associados à consulta clínica por injurias físicas domésticas não intencionais durante o primeiro ano de vida.
Métodos: Estudo de corte transversal realizado em 500 lactentes, oriundos de um estudo de intervenção em famílias de baixa renda do município de São Leopoldo, que investigou a ocorrência de injúria física doméstica não intencional e sua associação a fatores socioeconômicos, demográficos e do ambiente imediato da criança. Razões de chance (RC) de consulta clinica por essas injurias foram estimadas para cada variável de exposição.
Resultados: A grande maioria das crianças (86,8%) apresentou alguma injúria física doméstica não intencional durante o primeiro ano de vida e 10,9% receberam atendimento clínico subseqüente. No modelo multivariado, a chance de consulta foi o dobro para mães adolescentes, comparadas às demais (RC = 2,07; IC95%:1,01-4,25; p= 0,046); e foi 48% menor para famílias com escore na escala HOME, para organização do ambiente físico e temporal, abaixo d