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Um estudo setorial sobre a aderência das empresas aos diferentes tipos de escolas do pensamento estratégico

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metadataTrad.dc.contributor.author Schwartzhaupt, José Wolnei;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7772865590849403;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Nascimento, Auster Moreira;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0736045904295143;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Um estudo setorial sobre a aderência das empresas aos diferentes tipos de escolas do pensamento estratégico;
metadataTrad.dc.description.resumo A proposição de um modelo de planejamento estratégico assume diversas formas em sua concepção, implantação, execução e controle. Esta diversidade de métodos tem origem em fatores que influenciam nos ambientes interno e externo das organizações. Foi com base nesta assertiva que esta pesquisa buscou identificar características intrínsecas às atividades estratégicas desenvolvidas em três setores da economia: alimentos, químico e petroquímico e metalúrgico e siderúrgico aproximando-os dos modelos, ao qual se denominam escolas do pensamento estratégico. Essa verificação ocorreu por meio de pesquisa de campo realizada com o uso de questionários, respondidos por executivos de 68 empresas constantes da revista valor 1000, edição 2008, sendo 23 do setor de alimentos, 21 do setor químico e petroquímico e 24 do setor metalúrgico e siderúrgico, cujos dados foram analisados com a utilização de estatística descritiva possibilitando a conclusão de que estes setores, apesar de possuírem atributos semelhantes, utilizam metodo;
metadataTrad.dc.description.abstract The proposition of a strategic planning stream assumes many forms on its conception, implantation, execution and control. This method diversity derives from factors that influence internal and external company environment. Based on this statement, the research intended to identify core features of the strategies developed in three economic segments: food; chemical and petrochemical; and metallurgical. These industries’ strategies were approached to the streams here named “strategic planning schools”. The verification was conducted through field research, with survey, and executives from 68 companies participated. The companies were selected among a list of Valor 100 magazine (2008 edition), being 23 from food industry; 21 from chemical and petrochemical industry; and 24 from the metallurgical industry. Collected data were analised through descriptive statistics, which leaded to the conclusion that these industries, although having many areas of convergence, use different methods to manage their strategies. Th;
metadataTrad.dc.subject estratégia; planejamento estratégico; escola do pensamento estratégico; strategic planning; strategy; strategic planning school;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2010-01-15;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2860;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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