Resumen:
Este estudo parte do pressuposto de que no contexto de uma Empresa como Sistema Aberto o Sistema Integrado de Custo-Padrão, Orçamento e Contabilidade poderá contribuir fortemente para um melhor desempenho econômico de uma empresa.
Neste contexto, o foco central da presente pesquisa reside, preliminarmente, na compreensão do que representam os conceitos de Custo-Padrão, Orçamento e Contabilidade. Após esta compreensão, a questão chave para a sua continuidade resume-se em verificar como a implantação de um sistema de custo-padrão, integrado com a contabilidade e com o orçamento, pode contribuir para um melhor desempenho econômico de uma empresa.
Conclui-se, a partir de um estudo de caso que teve como objeto de estudo a Gerdau Riograndense, que esta contribuição efetivamente ocorre e deve-se, principalmente, ao fato de que a integração conceitual e sistêmica entre o custo-padrão, orçamentos e contabilidade permite que a empresa utilize um banco de dados único, não conflitante e estruturado com base nos padrõe