metadataTrad.dc.contributor.author |
Pozas, Rafael Hoefel; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/5443607603806556; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Vieira, Luciana Marques; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
VIEIRA, Luciana Marques; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
UNISINOS; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Gestão e Negócios; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
O Fenômeno da distância psicológica na percepção dos exportadores brasileiros no estabelecimento de negócio com os Estados Unidos da América; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
No mercado internacional globalizado as empresas brasileiras enfrentam muitas dificuldades para competir com as empresas estrangeiras. A falta de experiência internacional faz com que essas empresas escolham estratégias menos complexas e tenham um baixo grau de internacionalização. Por outro lado, o mercado norte-americano é considerado o principal mercado consumidor do mundo, e também é um mercado competitivo em que a concorrência é qualificada e a exigência dos consumidores é grande. Nesse contexto que fatores podem influenciar as empresas brasileiras na escolha de suas estratégias para enfrentar o mercado dos Estados Unidos? Entre tantos fatores, as diferenças culturais entre os exportadores brasileiros e os importadores norte-americanos podem estar influenciando a tomada de decisão do exportador brasileiro, que, percebendo-se distante culturalmente dos Estados Unidos, opta pela estratégia de menor envolvimento e risco. O modelo de Uppsala trata da internacionalização como uma estratégia onde a empresa adq; |
metadataTrad.dc.subject |
barreiras no mercado norte-americano; diferenças culturais; distância psicológica; estratégia de internacionalização; cultural differences; north american barriers; psychological distance; internationalization; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais Aplicadas; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2008-08-01; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2726; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |