RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O Fenômeno da distância psicológica na percepção dos exportadores brasileiros no estabelecimento de negócio com os Estados Unidos da América

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Pozas, Rafael Hoefel;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5443607603806556;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Vieira, Luciana Marques;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes VIEIRA, Luciana Marques;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O Fenômeno da distância psicológica na percepção dos exportadores brasileiros no estabelecimento de negócio com os Estados Unidos da América;
metadataTrad.dc.description.resumo No mercado internacional globalizado as empresas brasileiras enfrentam muitas dificuldades para competir com as empresas estrangeiras. A falta de experiência internacional faz com que essas empresas escolham estratégias menos complexas e tenham um baixo grau de internacionalização. Por outro lado, o mercado norte-americano é considerado o principal mercado consumidor do mundo, e também é um mercado competitivo em que a concorrência é qualificada e a exigência dos consumidores é grande. Nesse contexto que fatores podem influenciar as empresas brasileiras na escolha de suas estratégias para enfrentar o mercado dos Estados Unidos? Entre tantos fatores, as diferenças culturais entre os exportadores brasileiros e os importadores norte-americanos podem estar influenciando a tomada de decisão do exportador brasileiro, que, percebendo-se distante culturalmente dos Estados Unidos, opta pela estratégia de menor envolvimento e risco. O modelo de Uppsala trata da internacionalização como uma estratégia onde a empresa adq;
metadataTrad.dc.subject barreiras no mercado norte-americano; diferenças culturais; distância psicológica; estratégia de internacionalização; cultural differences; north american barriers; psychological distance; internationalization;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2008-08-01;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2726;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics