RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Como se contava uma história nos primeiros anos do cinema: narrativa e linguagem

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Santos, Araci Koepp dos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2006799827159388;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Seligman, Flávia;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0535015947695050;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Como se contava uma história nos primeiros anos do cinema: narrativa e linguagem;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação tem como objetivo estudar as formas narrativas dos primeiros anos de atividade do cinema norte americano, entre 1895 e 1915. O marco teórico do trabalho faz uma contextualização da história das imagens em movimento e da atividade cinematográfica nos Estados Unidos nos primeiros anos de atividade. Em seguida é feita uma discussão sobre as formas narrativas que são encontradas no início da atividade cinematográfica, são elas o cinema de atração, proposto por Tom Gunning, a mostração, conceito elaborado por André Gaudreault, e o modelo clássico de David Bordwell. Também é falado sobre dois elementos da linguagem cinematográfica, o plano e a montagem. A articulação desses elementos com as formas narrativas está diretamente ligado com o desenvolvimento da narrativa. No último capítulo é feita a análise de um conjunto de filmes, com o objetivo de traçar uma linha evolutiva do desenvolvimento da narrativa e da linguagem cinematográfica.;
metadataTrad.dc.description.abstract The work aism to study the narrative forms of the first years os activity of American cinema between 1895 and 1915.The theoretical work is a contextualization of the history of motion pirctures and films activity in the United States in the early years of activity. Is made than a discussion of the narrative forms that are found in the early cinematographic activity, they are the cinema of attaction, proposed by Tom Gunning, “mostração”, a concept developed by André Gaudreault, and classical model os David Bordwell. It is also tlaking about two elements of film language, the planning and de editing. The articulation of these elements with the narrative forms is directly connected with the development of the narrative. The last chapter is the analysis of a series of films aiming to draw a line of evolutionary develpment of narrative and film languague.;
metadataTrad.dc.subject cinema dos primeiros tempos; linguagem cinematográfica; narrativa; cinema; cinematographic language; early cinema; narration; cinema;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2010-07-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2670;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics