Resumo:
A pesquisa relatada nas páginas desta dissertação de mestrado problematiza o jogo televisivo (programas de jogo e jogos fora dos programas) no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) como enunciação da mídia TV. A dissertação, inserida na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNISINOS, partiu da intuição de uma TV jogo na emissora, em relação à qual o projeto colocava os seguintes problemas de pesquisa: 1) Identificar os sentidos dados pela emissora ao jogo em mundos televisivos construídos a partir do jogo; 2) Estabelecer relações entre o jogo nos imaginários da emissora e em outros imaginários (na cultura brasileira, nas ciências humanas, nas ciências exatas); 3) Analisar o lúdico no SBT na perspectiva do jogo, perspectiva que é ao mesmo tempo contrariada, enunciativamente, por parte da emissora, justamente pelo abundante comparecimento de jogos nos seus panoramas televisivos. As opções metodológicas feitas estão relacionadas ao método intuitivo de B