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O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror

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metadataTrad.dc.contributor.author Cardoso, Chislene Moreira;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7842796799622055;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Guimarães, Ana Maria de Mattos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4439407429779665;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O trabalho com seqüências didáticas no ensino fundamental: reflexões sobre experiências com o gênero de texto narrativa de horror;
metadataTrad.dc.description.resumo Realiza-se, neste trabalho, uma reflexão sobre uma experiência de sistematização do ensino de língua materna com base na proposta de aplicação de uma seqüência didática (Schneuwly e Dolz, 2004) que tem como foco um gênero de texto. Segue-se o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), que apresenta a idéia de que a apropriação de diversos gêneros textuais é fundamental no processo de inserção do indivíduo na prática social. Dessa forma, entende que o domínio de diferentes gêneros é necessário para que o usuário de uma língua participe, de forma ativa, na comunidade verbal na qual esteja inserido. O trabalho com a seqüência didática é uma perspectiva para desenvolver um gênero textual em uma situação de ensino-aprendizagem. Apresenta-se como um conjunto de atividades escolares organizadas sistematicamente e deve focar um gênero por vez. Neste caso, o gênero escolhido foi a narrativa de horror, desenvolvida junto a duas turmas de adolescentes da 7ª série, em uma escola particular e em uma escola estadual;
metadataTrad.dc.description.abstract It is held in this work, a reflection on the experience of a systematization of teaching in mother tongue based on the proposal for implementing a didactic sequence (Schneuwly and DOLZ, 2004) that focuses a genre of text. The following is the Interactionism Sociodiscursivo (Bronckart, 2005), which presents the idea that the ownership of various genres text is vital in the process of integration of the individual in social practice. Thus, believes that mastery of different genres is necessary so that the user of a language involved, so active in the community in which word is inserted. The work is didactic sequence with a view to developing a textual genre in a situation of teaching and learning. It is presented as a series of educational activities organized systematically and should focus on a genre at a time. In this case, the narrative was the chosen genre of horror, carried out in two classes of teenagers in 7th grade of elementary school, in a private school and in a state school. The comparison between;
metadataTrad.dc.subject gênero textual; narrativa de horror; seqüência didática; horror narrative; textual gender; didactic sequence;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Letras e Artes; Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2008-10-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Bolsa para curso e programa de Pós Graduação;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2576;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


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