Abstract:
Esta pesquisa é norteada pelo pressuposto de que o dicionário é um potencial instrumento didático, para o ensino da língua materna, e que o proveitoso uso pedagógico do dicionário está relacionado à escolha de uma obra lexicográfica adequada ao nível de ensino e aprendizagem dos alunos. Diante disso, este trabalho analisa e compara 13, dos 18 dicionários selecionados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2006), visando salientar as características peculiares de cada obra para poder sugerir aquela, ou aquelas obras, mais adequadas a cada situação de aprendizagem. Os dicionários selecionados pelo MEC são considerados como importante material didático de apoio ao ensino e aprendizagem da língua materna, nos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental. A seleção determinou 2 acervos, um destinado ao 1º ciclo, que é composto de 1ª e 2ª série, período em que os alunos se encontram em fase de alfabetização, e outro para o 2º ciclo do Ensino Fundamental,