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Do ser ao fazer: infância e família sob a perspectiva da socialização da linguagem

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metadataTrad.dc.contributor.author Schnack, Cristiane Maria;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6839627123285556;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Ostermann, Ana Cristina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8555609827722273;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Do ser ao fazer: infância e família sob a perspectiva da socialização da linguagem;
metadataTrad.dc.description.resumo Alguns estudos sobre aquisição da linguagem têm mostrado, ao longo dos anos, que as interações adulto-criança se configuram distintamente daquelas adulto-adulto, de forma a possibilitar que essas crianças tenham um acesso facilitado à complexa estrutura lingüística (e.g. SNOW e FERGUSON, 1977; Ferguson, 1996). Outros têm se voltado para a compreensão do desenvolvimento pragmático da linguagem nas crianças nos seus primeiros anos de vida (e.g. ERVIN-TRIPP, 1979; CORSARO, 1979), revelando a (evolutiva) competência dessas crianças na realização de determinados atos de fala (AUSTIN, 1999). A presente pesquisa vale-se desses estudos, ampliando os horizontes de pesquisa ao partir do pressuposto de que aprender uma língua é parte integral do processo de tornar-se membro a de um grupo (OCHS, 2002). O processo de desenvolvimento (lingüístico-pragmático) de uma criança está, pois, atrelado às práticas (interacionais) em que a criança se engaja, juntamente com outros as membros as do(s) grupo(s) ao(s) qual(is) ela perte;
metadataTrad.dc.description.abstract Some studies concerning language acquisition have shown that adult-child and adult-adult interactions are distinctly constituted so as to provide children a facilitated access to the complex linguistic structure (e.g. SNOW e FERGUSON, 1977; FERGUSON, 1996). Others have tried to understand children's pragmatic development of language throughout their first years of life (e.g. ERVIN-TRIPP, 1979; CORSARO, 1979), revealing the (evolving) competence of these children in realizing certain speech acts (AUSTIN, 1999). This research departs from those studies and broadens the research perspectives by considering that learning a language is constitutive of the process of becoming a member of a group (OCHS, 2002). The (linguistic-pragmatic) development process of a child is thus linked to the (interactional) practices in which the child is engaged, as are the other members of the group. From a micro-ethnographic perspective, rooted in theoretical and analytical presuppositions implied in the analysis of face-to-face int;
metadataTrad.dc.subject aprendizagem; criança; desenvolvimento; ensino; família; interação; interação adulto; linguagem falada; socialização; linguagem; child development; childhood; family; talk-in-interaction; language socialization;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Letras e Artes; Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2006-12-20;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2556;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


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