Resumen:
Este estudo tem por objetivo identificar que imagens da Instituição e do destinatário podem ser apreendidas em slogans de três campanhas publicitárias da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, situada na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
A proposta teórica fundamenta-se na enunciação, enfatizando a concepção polifônica de Ducrot que, aliada a conceitos oriundos da análise de discurso de Pêcheux, permite descrever os fatos de língua, perceptíveis no fio do discurso, e desenvolver a compreensão dos efeitos de sentido, produzidos pelo cruzamento entre o intradiscurso e o interdiscurso que se faz presente na seqüência lingüística, através do trabalho da memória.
A análise compreende dois níveis. No primeiro, fazemos a descrição das marcas lingüísticas, que permitem identificar o locutor e os enunciadores com seus pontos de vista, estruturados no jogo polifônico da enunciação. No segundo, empreendemos a interpretação dos efeitos de sentido que se instituem no ponto de encontro entre a rede de sentidos impl