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Midiatização da religião: processos midiáticos e a construção de novas comunidades de pertencimento : estudo sobre a recepção da TV Canção Nova

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metadataTrad.dc.contributor.author Gasparetto, Paulo Roque;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8014498395344059;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Neto, Antonio Fausto;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6946599956105105;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Midiatização da religião: processos midiáticos e a construção de novas comunidades de pertencimento : estudo sobre a recepção da TV Canção Nova;
metadataTrad.dc.description.resumo A pesquisa se propõe a examinar o fenômeno da midiatização da religião caracterizada como “comunidades de pertencimento”, dando atenção para as suas causas, mas, sobretudo, mostrar experiências televisivas que atravessam o cotidiano dos fiéis, deslocando-os para vivências que se realizariam no interior da comunidade demarcadamente sociorreligiosa-televisiva. Mostra-se as estratégias de reconhecimento de sentido religioso e práticas sociossimbólicas religiosas, desenvolvidas por receptores católicos da TV Canção Nova, em Caxias do Sul. A metodologia da pesquisa consiste em mostrar como a recepção relaciona-se com a oferta, e dessa relação estrutura aquilo que nos parece ser a sua especificidade no processo de constituição do funcionamento no âmbito dessa comunidade. A pesquisa realiza a descrição e análise qualitativa do material empírico, considerando como um profissional do garimpo comunicacional, buscamos com carinho, paciência e agudez os dados para descrever as apropriações que os fiéis realizaram na cons;
metadataTrad.dc.description.abstract The study aims at analyzing the phenomena of religion midiatization characterized as “belonging communities”, considering its causes, but above all, it aims at showing the televisive experiences crossing the believers daily lives, displacing them to socializations carried out in the interior of the reportedly socioreligious-televisive community. Religious sense recognition strategies and socio symbolic practices developed by the catholic receivers of the TV Canção Nova, in Caxias do Sul, are shown. The study methodology, consists in showing how the reception relates to the offer, and from this relationship it structures what to us seems to be its specificity on the process of constitution of functioning in the realm of this community. The study carries out the qualitative description and analysis of the empiric material, by considering how a professional of communicational prospection, we seek with love, patience and sharpness, the data to describe the appropriations that the believers carried out on the con;
metadataTrad.dc.subject complexidade; comunidade de pertencimento; dispositivo; religião; TV canção nova; midiatização; belonging community; complexity; device; religion; midiatization;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-12-01;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2529;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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