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Da festa ao cerimonial midiático: as estratégias de midiatização da teleromaria da Medianeira pela Rede Vida

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metadataTrad.dc.contributor.author Borelli, Viviane;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0710124685911526;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Neto, Antonio Fausto;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6946599956105105;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Da festa ao cerimonial midiático: as estratégias de midiatização da teleromaria da Medianeira pela Rede Vida;
metadataTrad.dc.description.resumo A pesquisa se propõe a examinar os modos com que os processos midiáticos afetam os rituais e as práticas religiosas através de análise das estratégias desenvolvidas pela Rede Vida na construção da Teleromaria da Medianeira. Mostra-se que ao produzir a Romaria, que acontece em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, a mídia televisiva passa a impor as suas próprias regras e gramáticas, gerando uma outra cerimônia, a midiática. Ao analisar essas processualidades – da festa ao cerimonial televisivo – identificam-se distintos momentos e estágios de afetação dos cerimoniais midiáticos sobre as práticas religiosas, evidenciando como a midiatização estrutura e regula as relações entre os campos por meio do trabalho de seus dispositivos tecno-simbólicos. É nessas condições que a tese mostra que o processo de midiatização da Romaria acaba gerando um produto, a Romaria midiatizada. Nesse contexto, a investigação é elaborada numa perspectiva em que, cada vez mais, as festas passam a ser co-determinadas pelas atividades;
metadataTrad.dc.description.abstract This research proposes to examine the manners with that processes by media affects the rituals and the religious practices through analysis of the strategies developed by Rede Vida Network in the construction of “Tele Romaria of Medianeira”, that takes place in Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil. It is shown that passes to impose own rules and grammars when producing the event, the media televise, generating another ceremony, the strategies of media. When analyzing these process - of the event to television ceremonial from, identify different moments and stages of affectation of the ceremonial by media on the religious practices, evidencing as the mediatization structures and it regulates the relationships among the areas by the work of symbolic devices itselves. In these conditions the thesis shows that the process of mediatization of the Romaria ends generating the Romaria by media product. In this context, the investigation is elaborated in a perspective in that, more and more, the parties become co-de;
metadataTrad.dc.subject igreja católica; massa; midiatização; programa; Rede Vida; religião; romaria da Medianeira; televisão; mídia; device; Rede Vida Network; religion; Romaria; mediatization;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-03-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2505;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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