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Estado, educação e modernização agrária: o papel da Escola de Engenharia de Porto Alegre(RS:1889/1930)

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metadataTrad.dc.contributor.author Alves, Leonice Aparecida de Fátima;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7689442989367017;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Harres, Marluza Marques;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5437421530403034;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Estado, educação e modernização agrária: o papel da Escola de Engenharia de Porto Alegre(RS:1889/1930);
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho analisou a implementação da modernização agrária proposta pelo ruralismo no seu aspecto educacional, enfocando a educação agronômica subvencionada pelo Governo Estadual, durante a República Velha, que teve na Escola de Engenharia de Porto Alegre o seu principal agente. Devemos ressalvar que as temáticas referentes a outros aspectos da modernização agrária foram contemplados tangencialmente servindo de referência para a composição de um amplo panorama acerca da forma que assumiu a implementação do ruralismo no Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido a partir de dados colhidos na produção teórica referente à matéria agrária e educacional, bem como de uma detalhada análise de documentos do governo gaúcho, da legislação que regulamentou a matéria e do acervo documental da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Neste trabalho ficou evidente a existência de um projeto proposto pelo Estado para modernizar o campo e consolidar o capitalismo no Rio Grande do Sul, assumindo como fundamento econô;
metadataTrad.dc.description.abstract The present work analyzed the implementation of the proposed agrarian modernization by the ruralism in the education aspect, focusing the agronomic education subsidized by the State Government, during the Old Republic, which it had at the Porto Alegre Engineering School its main agent. We should except that the themes regarding other aspects of the agrarian modernization tangentially were contemplated serving as reference for the composition of a wide prospect concerning the form that assumed the ruralism implementation in Rio Grande do Sul. The study was developed based from data picked in the theoretical production regarding agrarian and education matter, as well as a detailed analysis of documents of the government of Rio Grande do Sul, of the legislation that regulated the matter and of the documentation of the Porto Alegre Engineering School. In this work it was evident the existence of a project proposed by the State to modernize the field and to consolidate the capitalism in Rio Grande do Sul, assuming;
metadataTrad.dc.subject modernização agrária; República Velha; Rio Grande do Sul; ruralismo; educação agronômica; agrarian modernization; Old Republic; ruralism; agronomic education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2008-04-18;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2175;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em História;


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