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As populações nativas sob a luz da modernidade: a proteção fraterna no Rio Grande do Sul (1908-1928)

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metadataTrad.dc.contributor.author Rodrigues, Cíntia Régia;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1301295648947203;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Schmitz, Pedro Ignácio;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Caleffi,Paula;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1694221971637808;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title As populações nativas sob a luz da modernidade: a proteção fraterna no Rio Grande do Sul (1908-1928);
metadataTrad.dc.description.resumo A presente tese busca investigar o lugar destinado às populações nativas em um discurso construído a partir da noção de modernidade pelas elites gaúchas e quais as práticas concretizadas a partir desse discurso, no período de 1908 a 1928, no estado do Rio Grande do Sul. Nosso fio condutor será o conceito de “Proteção Fraterna”. A Diretoria de Terras e Colonização, permeada pelos ideários comteanos, foi responsável por organizar um projeto de civilização para os nativos, a partir do processo de modernização que estava em marcha no Estado, estabelecido pelo PRR (Partido Republicano Rio-Grandense). A DTC procurou empreender o progresso através dos seguintes agentes: os colonos, as estradas e as populações nativas. A Proteção Fraterna aos nativos foi colocada em prática no estado, frente ao contexto nacional que fomentava uma nova orientação no trato com as populações autóctones. A nova orientação era representada pela criação do SPILTN (Serviço de Proteção ao Índio e Localização de Trabalhadores Nacionais), em 1;
metadataTrad.dc.description.abstract The present work aims at investigating the role given to the native population in the discourse built from notions of modernity by the elite from Rio Grande do Sul, as well as the practices that were made real based on such discourse during the period between 1908 and 1928. The main point is the concept known as “Proteção Fraterna”. The “Diretoria de Terras e Colonização”, pervaded by Comte’s ideas, was responsible for organizing a project of civilization for the native peoples having as a starting point the process of modernization in course in that state, which had been established by the “PRR” (“Partido Republicano Rio-Grandense”). The “DTC” tried to undertake the process through a number of agents: the countryside people, the roads and the native population. The “Proteção Fraterna” for the natives was put into action in the state facing a national context that had set a new kind of orientation for dealing with the aboriginal population. This new orientation was represented by the creation of the “Serviço;
metadataTrad.dc.subject política indigenista; populações nativas; positivismo; proteção fraterna; modernidade; indigenous politics; native populations; positivism; modernity;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-09-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2170;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em História;


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