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Representações de germanidade, escola e professor no Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul [Jornal Geral para o professor no Rio Grande do Sul]

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metadataTrad.dc.contributor.author Arendt, Isabel Cristina;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2201916088338236;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Dreher, Martin Norberto;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3539434803899444;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Representações de germanidade, escola e professor no Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul [Jornal Geral para o professor no Rio Grande do Sul];
metadataTrad.dc.description.resumo A presente tese tem como tema central o estudo das representações e discussões acerca de germanidade, de escola e de professor veiculadas no jornal Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul, Vereinsblatt des Deutschen Evangelischen Lehrervereins in Rio Grande do Sul [Jornal Geral do Professor no Rio Grande do Sul; Órgão da Associação de Professores Evangélicos Alemães] editado e publicado pela Deutscher Evangelischer Lehrerverein von Rio Grande do Sul [Associação de Professores Alemães Evangélicos no Rio Grande do Sul], entre 1902 e 1938. Abordamos este tema com um referencial apoiado na história cultural. Os redatores e articulistas, na sua maioria professores alemães alocados em escolas do meio urbano, constroem representações em torno da germanidade, da escola e do professor, gerenciando a identidade, instituindo modelos de conduta e indicando leituras para o professor atuante em escolas “alemãs-brasileiras” evangélicas, principal público leitor do jornal. Apresentamos, também, as representações de es;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis studies the views and discussions about Germanism (Deutschtum), school and teacher conveyed in the journal Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul, Vereinsblatt des Deutschen Evangelischen Lehrervereins in Rio Grande do Sul [General Teacher’s Journal for Rio Grande do Sul, a publication of the Association of German Evangelical Teachers in Rio Grande do Sul], edited and published by the Deutscher Evangelischer Lehrerverein von Rio Grande do Sul [Association of German Evangelical Teachers from Rio Grande do Sul] between the years 1902 and 1938. We approached this topic with a frame of reference based on cultural history. The journal’s editors and contributors, most of whom were German teachers allocated to urban schools, address topics such as Deutschtum, school and teacher, deal with issues like identity, set models of conduct and recommend reading material for teachers working in “German-Brazilian” evangelical schools, the jounal’s primary readership. We also present the views exposed on;
metadataTrad.dc.subject escola; escola evangélico-luterana; imprensa; representações; Rio Grande do Sul; germanidade; professor; printing press; school; teacher; views about; deutschtum; evangelical schools;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2005-04-13;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2166;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em História;


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