RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Pinto, Carmem Lúcia Lascano;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0656459920208431;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Forster, Mari Margarete dos S.;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0946175067372667;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio à autonomia, à inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio;
metadataTrad.dc.description.resumo A continuidade da formação profissional tem sido entendida como uma exigência a acompanhar a vida dos indivíduos em todas as áreas do conhecimento. Porém, para que essa contribua para o enfrentamento das diferentes necessidades profissionais, precisa corresponder aos anseios e às necessidades dos formandos. Em decorrência dessa compreensão, a presente pesquisa de Doutorado busca conhecer como os educadores do Ensino Médio vêm dando continuidade a sua formação profissional, como avaliam as ações existentes, o que esperam delas e o que propõem para o seu avanço. Paralelamente, coteja as suas concepções com os pressupostos de um programa federal para a Formação Continuada dos professores da rede pública estadual de Ensino Médio, o Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, através do Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. Para a operacionalização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), para;
metadataTrad.dc.description.abstract The continuity of the professional formation has been understood as a demand to come with the life of the individuals in all knowledge areas. In a way that it contributes for the daily demanding of different professional needs, it has to correspond to the wishes and needs of the forming students. According to this, the present PhD research aims to know how High School teachers are providing their professional formation, how they evaluate the existent actions, what they hope from it and what they set out for its advance. The research also compares these conceptions with the estimated topics of a federal program for the continued formation of High School teachers from the public state service, the “ Programa Nacional de Referência à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, through the Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio”. The study was made through a qualitative boarding (Minayo, 1994; 2000 e André, 1995), and it was used a half-open questionnaire and semi-stru;
metadataTrad.dc.subject desenvolvimento profissional; ensino médio; políticas educacionais; processos formativos; profissão docente; formação continuada; formative process; professional development; teaching profession; continued formation; educational politics; high school;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2008-02-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2073;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas