RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Reis, Marelise de Fátima Griebeler;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8525679418961687;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Forster, Mari Margarete dos S.;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0946175067372667;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A pesquisa em parceria universidade e escola: uma cartografia de possibilidades;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação versa sobre a parceria Universidade e Escola e privilegia os ditos e feitos de oito sujeitos integrantes de um Grupo de Pesquisa. Tem como objetivo compreender a tessitura da pesquisa em parceria, Universidade e Escola, potencializadora da formação continuada dos sujeitos implicados. O estudo tem cunho qualitativo e é ancorado na concepção dialógica freireana e na perspectiva do pensamento complexo. Utiliza-se para coleta dos dados do diário de campo, do correio eletrônico e da entrevista semi-estruturada. As dimensões analíticas centram-se nas características e paradigma da pesquisa em parceria; nos princípios orientadores da mesma: dialógico, recursivo e hologramático; e, nos impactos decorrentes de seu exercício, com implicações na formação dos sujeitos e em diferentes instituições onde atuam. Os autores principais que ajudam na tessitura da fundamentação teórica são Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) e Triviños (2008). Ob;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation broaches the partnership between University and School, and privileges the said and done of eight people from a research group. It aims at comprehending the texture of the research as partnership, University and School, potentiality the continuing education of the involved people. The study has a qualitative approach and it is anchored in Freire’s dialogical view of complex thinking. For data collection it was used the field notes, email and semi-structured interview. The analytical dimensions focus on the features and the paradigm of the research in partnership; in its guiding principles: dialogical, recursive and hologramatic; and, in the impacts from its exercise, with implications on the subject’s formation and in different institutions where they work. The main authors that assist the theoretical framework are Brandão (2003), Cunha (2008), Freire (1997, 2000, 2002), Morin (1996, 2005, 2007, 2008), Tardif (2000) and Triviños (2008). It was observed that the partnership enhances the form;
metadataTrad.dc.subject formação continuada; universidade e escola; pesquisa em parceria; continuing educa; university and school; partnership research;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2010-02-18;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1998;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics