RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A universidade e as aprendizagens significativas: contribuições possíveis na formação de professores

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Felden, Eliane de Lourdes;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1407613184069648;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Forster, Mari Margarete dos S.;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0946175067372667;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A universidade e as aprendizagens significativas: contribuições possíveis na formação de professores;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa tem como foco de investigação a universidade e a aprendizagem significativa, ouvindo professores universitários sobre os saberes por eles produzidos, em sua ação pedagógica. O estudo faz um recorte em relação ao tema, envolvendo três eixos fundantes: A Universidade e a Formação de Professores, os Saberes da Profissão Docente e a Aprendizagem Significativa, examinados com apoio em Gimeno Sacristán (1998, 2005, 2007), Cunha (1989,1998,1999,2001,2006,2007), Rios (1993, 2006), Pérez Gómez (2001), Tardif (1991,2000,2002), Nóvoa (1989,1990,1991,1992,2008), Freire (1986,1994,1996) Pimenta (1999,2002,2005), Marcelo García (1999), Schön (1992,2000), Ausubel (1968,1978,2003), Anastasiou (2002, 2007). O estudo usa, como lócus de análise, coleta de dados, espaço de compreensão da formação inicial, os cursos de licenciatura em Letras, Pedagogia, História e Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, Campus de Santo Ângelo-RS. O trabalho constitui-se num estudo qu;
metadataTrad.dc.description.abstract This research aims to investigate the university and a meaningful learning process, hearing from university professors the way they conduct the learning process. The study is divided into three axes: The University and the acquisition of knowledge by Professors, The Professional Knowledge in the Teaching Process and the significant Learning, examined after a deep study of Gimeno Sacristán (1998, 2005, 2007), Cunha (1989, 1998, 1999, 2001, 2006, 2007), Rios (1993, 2006), Pérez Gómez (2001), Tardif(1991, 2000, 2002), Nóvoa (1989, 1990, 1991, 1992, 2008), Freire (1986, 1994, 1996) Pimenta (1999, 2002, 2005), Marcelo García(1999), Schön (1992,2000), Ausubel (1968,1978,2003), Anastasiou (2002, 2007). The research uses data sampling, first educational years, Language graduation courses, Pedagogy, History and Pedagogy offered at the Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI de Santo Ângelo-RS. The research is based on a qualitative study in which questionnaires were used by undergraduate s;
metadataTrad.dc.subject aprendizagens significativas; saberes profissionais docentes; formação de professores universitários; background knowledge of teachers; meaningful learning; the teaching process for teachers;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-03-02;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1965;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics