Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Silveira, Fabiane Tejada da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1299115860163587;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gonçalves, Maria Augusta S.;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3069118847022513;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O jogo teatral na construção de sujeitos;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo constitui-se em uma reflexão sobre as possibilidades emancipatórias da prática pedagógica realizada na escola através do jogo teatral. Para tanto, propõe como suas principais referências o pensamento de Theodor W. Adorno e de Paulo Freire, promovendo ainda o diálogo com teóricos da área de teatro-educação, como Richard Courtney, Viola Spolin, Ingrid Koudela, entre outros. Como base empírica da reflexão, foram feitas observações de um grupo de crianças e adolescentes, participantes de atividades realizadas através do jogo teatral na escola, bem como entrevistas com esses alunos e a professora. As observações e as entrevistas foram posteriormente analisadas com procedimentos interpretativos, com base filosófica inspirada na fenomenologia e na hermenêutica. A análise desse material nos permitiu concluir que o jogo teatral promovido na cena pedagógica da escola pode proporcionar o desenvolvimento sensível do aluno, que, ao colocar-se no “papel” do outro, se identifica com ele, possibilitando o a;
metadataTrad.dc.description.abstract The present study constitutes in a reflection about the emancipatory possibilities of the pedagogical practice carried out in the school through the theather game. Thus, it proposes as its main references the thought of Theodor W. Adorno and Paulo Freire. Furthermore, it promotes the dialog with theorists from the theather-education area, like Richard Courtney, Viola Spolin, Ingrid Kaudela, among others. As empirical base of the reflection were made observations in a group of children and teenagers that were participants in activities done through the theather game in the school, as well as interviews with these students and the teacher. The observations and the interviews were lately analysed by procedures of interpretation philosophically based on phenomenology and hermeutics. The analysis of this material allowed us to conclude that the theather game promoted on the pedagogical scene of the school might proportionate the sensitive development of the student that putting himself in the other’s “role” can i;
metadataTrad.dc.subject formação; prática pedagógica; teatro; professor; autonomy built; emancipatory pedagogical practice; theather-game;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-03-05;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Programa Institucional de Capacitação de Docentes e Técnicos;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1923;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas