RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Experiência interdisciplinar através de projeto de trabalho no contexto da escola: saberes construídos pelos professores

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Hammes, Care Cristiane;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8359274621526297;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gonçalves, Maria Augusta S.;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3069118847022513;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Experiência interdisciplinar através de projeto de trabalho no contexto da escola: saberes construídos pelos professores;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo da investigação foi compreender as possibilidades e limites de uma experiência pedagógica com perspectiva interdisciplinar, realizada através de projetos de trabalho, na construção de saberes docentes no âmbito da escola. A experiência foi desenvolvida no Instituto de Educação Ivoti/RS, onde foi realizado um trabalho coletivo de elaboração e de aplicação do projeto intitulado “Missões Jesuíticas”, com a participação de professores e alunos do terceiro ano do Curso Normal, no primeiro semestre do ano de 2006. Na investigação dessa experiência, busquei compreender o papel do conhecimento geográfico na articulação dos conhecimentos de diferentes disciplinas do currículo e as possibilidades de projetos de trabalho realizados em uma perspectiva interdisciplinar, na construção de saberes docentes no espaço da escola e em mudanças em suas práticas pedagógicas. No processo de investigação, foram analisados, em uma perspectiva hermenêutica, os e-mails trocados entre os professores na fase do planejamento do;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective of this investigation was to understand the possibilities and limits of a pedagogical experience in an interdisciplinary perspective, accomplished through work projects, in the construction of teacher’s knowledge at a school scope. The experience was developed in the Instituto de Educação Ivoti/RS (Institute of Education of Ivoti/RS), where the collective work of production and application of the project “Missões Jesuíticas” took place, with participation of teachers and senior students from high school, in the first semester of 2006. In the investigation of this experience, my intention was to understand the role of the geographic knowledge linked to the knowledge of different disciplines of the curriculum and the possibilities of work projects that were accomplished in an interdisciplinary perspective, in the construction of teacher’s knowledge in the school environment and in the changes in their pedagogical practices. In the inquiry process, the e-mails exchanged among teachers in the planni;
metadataTrad.dc.subject geografia; projetos de trabalho; saberes docentes; interdisciplinar; geography; work projects; interdisciplinary; teacher’s knowledge;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-03-09;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1918;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas