RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Emílias e pinóquios: um olhar pedagógico sobre o entrelaçamento do sexismo, gênero e sexualidade nos modos de aprender a ser mulher e a ser homem

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Santos, Anelise Dutra;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7538751058812998;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Eggert, Edla;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8360909218928418;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Emílias e pinóquios: um olhar pedagógico sobre o entrelaçamento do sexismo, gênero e sexualidade nos modos de aprender a ser mulher e a ser homem;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa teve como um dos objetivos analisar através de depoimentos de mulheres-professoras, configurações sobre sexualidade na escola bem como ampliar o universo para debates/embates buscando e aguçando uma construção/ desconstrução de seres humanos, diferentes da representação social e cultural estabelecida nos discursos sexistas referendados pela lógica do patriarcado. O trabalho teve através do resgate histórico sobre as mulheres e o ensaio metodológico nas narrativas de mulheres, o intuito de problematizar o quanto nossa formação pela tríade: família, escola e igreja influenciam comportamentos, atitudes, enfim, nos modos de ser mulher e ser homem, pois antes de sermos professoras, fomos constituídas meninas, mulheres, filhas, mães e isso, tem um olhar distinto da constituição de ser, menino, homem, filho e pai. Importante, também, salientar que a base da investigação foram as narrativas e que as imagens e as histórias infantis foram apoio para perceber a força simbólica da construção cultural sexist;
metadataTrad.dc.description.abstract This reseach had as one of the purpose to analyse through deposition of women-teachers, configurations about sexuality at school as well as enlarge the universe to debates/equality searching and stimulating a construction/disorder of human beings, diferent from the social and cultural representation established in sexist speeches refering through the patriarchal logic. The work had through the hystorical rescue about women and their narrative with the intention of turning our problematic formation through: family, school and church, influencing our behavior, attitudes in our way of being a woman and a man, because before being a teacher we were girls, women, daughters, mothers and without any daughts there is a distinct look over the constitution of being a boy, man, son and father. It´s also important to say that the base of investigation were the narrative and the images of fairy tales were the support to notice the cultural construction of sexist gender. This means, the three movements, the narratives, the;
metadataTrad.dc.subject diferença sexual; educação infantil; escola; gênero; orientação sexual; sexismo; educação sexual; education; feminism; gender; patriarcalism; sexism; sexuality;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2005-08-24;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1914;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics