RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Alfabetização científica-tecnológica-digital e a plataforma Lattes: quais as possibilidades?

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Nunes, Patrícia dos Santos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3176342031459109;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Chassot, Áttico Inácio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8159020225820727;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Alfabetização científica-tecnológica-digital e a plataforma Lattes: quais as possibilidades?;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação tem como objetivo problematizar a experiência pedagógica que envolveu alunos e alunas de uma Escola de Ensino Médio da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, realizada durante o segundo semestre de 2006. A experiência teve como lócus o laboratório de Informática. O objetivo principal foi envolver os estudantes em atividades que utilizaram como recurso a Internet, mais especificamente, a Plataforma Lattes do CNPq, com vistas ao processo de alfabetização científica-tecnológica-digital dos mesmos, esta entendida como a possibilidade de realizar uma melhor leitura de mundo, através da linguagem da Ciência, aliada à capacidade de lidar com os artefatos tecnológicos, em especial a Informática, o que permite uma apropriação crítica dos códigos digitais. Apoiada em tal concepção, são analisados os enunciados dos alunos, dando o sentido da pesquisadora para os sentidos dados pelos mesmos à experiência pedagógica vivida. Para tanto, fez-se necessário investigar o universo que permeia a inter-rela;
metadataTrad.dc.subject alfabetização científica; alfabetização digital; alfabetização tecnológica; ciência; cultura; inclusão; plataforma Lattes; culture; digital literacy; inclusion; Lattes plataform; science; scientific literacy; technological literacy;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2006-03-15;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1888;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics