metadataTrad.dc.contributor.author |
Arnold, Delci Knebelkamp; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/5368548796730269; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Lopes, Maura Corcini; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
UNISINOS; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Dificuldades de aprendizagem: o estado de corrigibilidade na escola para todos; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A presente dissertação, “Dificuldades de Aprendizagem, o estado de corrigibilidade na escola para todos”, analisa e problematiza os discursos que, enredados, produzem as condições para a invenção e a permanência dos sujeitos ditos com dificuldades de aprendizagem na escola inclusiva. A perspectiva pós-estruturalista e algumas contribuições do pensamento de Michel Foucault permitiram-me a articulação dos discursos sobre a não-aprendizagem que tornam possível o aparecimento da norma que posiciona os sujeitos em idade escolar em aprendentes e não-aprendentes no jogo das relações de poder. Tais discursos apresentaram-se na composição do meu corpus de pesquisa, quando da análise dos registros sobre 317 alunos encaminhados ao Serviço Interdisciplinar de Atendimento e Pesquisa em Educação e Aprendizagem (SIAPEA), em um período de 12 anos (de 1993 ao 2004). Entre todos os documentos, como relatórios de estagiárias, registros de entrevistas, encaminhamentos médicos, do Conselho Tutelar e de Serviços Sociais, fotografi; |
metadataTrad.dc.subject |
corrigibilidade; dificuldades de aprendizagem; discurso; normalização; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
Ciências Humanas; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2006-03-13; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1882; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |