Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Damiani, Nadir Lurdes; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2044147406889711; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Martins, Maria Cristina Bohn; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5651326902924392; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials | UNISINOS; |
metadataTrad.dc.publisher.country | Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department | Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
metadataTrad.dc.title | Cultura Material, Patrimônio e Educação: as reduções jesuítico-guarani e o ensino de história; |
metadataTrad.dc.description.resumo | O presente trabalho realiza uma avaliação do Ensino de História, especificamente do tema “Os Sete Povos das Missões” nas 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, em escolas da região conhecida como “missioneira” e na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul. A partir disto, apresenta-se uma proposta alternativa para o ensino de História das Missões centrada na evidência material, através da Educação Patrimonial e a partir da experiência e do contato direto com remanescentes históricos e manifestações culturais, em todos os seus múltiplos aspectos e significados. Entende-se que eles podem levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.; |
metadataTrad.dc.subject | cultura material; Educação; ensino patrimonial; missões; reduções; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq | Ciências Humanas; |
metadataTrad.dc.type | Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2004-04-26; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship | Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1832; |
metadataTrad.dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História; |