Abstract:
Analisando a acústica de edifícios, a propagação dos sons de impacto pela estrutura
da edificação pode ser considerada um dos problemas mais relevantes, sendo tema
recorrente de reclamação de usuários. Nestes casos, sistemas de piso flutuante são
soluções eficientes para redução da transmissão vibracional gerada por impactos nos
pisos, sendo compostos por uma superfície rígida de caminhamento sobre um
material resiliente. Atuando na forma de uma mola, a camada resiliente deve possuir
propriedades de amortecimento e resistência à compressão frente à carregamentos
permanentes e acidentais adequadas para garantia de seu desempenho ao longo do
tempo. Neste contexto, o objetivo deste estudo é o desenvolvimento e avaliação de
revestimentos compósitos de piso formados por porcelanato e manta de aglomerado
de borracha reciclada para atenuação da transmissão de sons de impacto em
cômodos adjacentes verticalmente, analisando seu desempenho atual e futuro. O
estudo foi baseado no desenvolvimento do revestimento compósito de piso e
caracterização física e acústica de seus componentes, propondo um modelo de
previsão da redução dos sons de impacto, calibrado a partir de medições em escala
real em ambiente laboratorial (ISO 10140), baseado na rigidez dinâmica (ISO 9052-1)
das mantas de aglomerado de borracha e nas características físicas da camada rígida
de caminhamento. A determinação do comportamento do revestimento compósito foi
efetuada com base no ensaio de fluência à compressão (ISO 16534) e a avaliação foi
realizada a partir de sua aplicação virtual em uma edificação hipotética, considerando
a transmissão direta e indireta (ISO 12354-2). Os resultados indicaram que as
composições de revestimento compósito de piso possuem desempenho adequado,
com valores de ΔLw na ordem de 16 a 18 dB, demonstrando eficiência, tendo em vista
que as composições possuem espessura total de 11,5 a 20,5 mm. No domínio do
tempo, quando submetidos à carregamentos de até 15 anos, a capacidade de
amortecimento, em termos da redução dos níveis de pressão sonora de impacto
ponderado, das composições foi reduzida em até 2 dB. Todavia, as composições
desenvolvidas possuem redução considerável frente aos sons de impacto e adequada
manutenção de desempenho.