Abstract:
Esta pesquisa aborda a educação Guarani na perspetiva da
(des)colonialidade, na qual são analisadas experiências e contextos de vida
camponesa em que ainda sobrevivem formas de educação, a que chamamos nesta
tese Mongakuaa. (Educação) Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as
possíveis relações entre a educação guarani, a vida camponesa e a categoria de
(des)colonialidade na comunidade de Santa María de Fe, localizada no sul do
Paraguai. A questão que orienta a pesquisa procura compreender como as
experiências de educação guaraní provenientes de saberes ancestrais e vivenciadas
oralmente nas comunidades rurais se relacionam com a (des)colonialidade da
educação. Para responder a esta questão, os autores que fundamentaram o
trabalho de tese são o Padre Bartolomeu Melià jesuita (MELIÀ LLITERES, 1979)
como uma das principais referências para abordar a questão da educação guarani e
Graciela Chamorro (CHAMORRO, 1998), também Anibal Quijano (QUIJANO, 2020),
Enrique Dussel (DUSSEL, 1994), Walter Mignolo (MIGNOLO, 2007) para abordar a
perspetiva teórica da (des)colonialidade. Foi também aplicado o processo
metodológico qualitativo, que permitiu a análise das narrativas, experiências e
vivências de comunidades camponesas que fazem parte das formas de educação
indígena. Os instrumentos e técnicas para a produção de dados foram: entrevistas
com camponeses, observação em comunidades guaranis e comunidades
camponesas em Santa Maria de Fe (Paraguai) e análise documental do livreto
denominado Ko'êti, criado pelas escolas camponesas em 1973, e do folheto para
alunos do PREBIR de Fe e Alegría (Paraguai), utilizado em 1996. Esta pesquisa
encontra no resultados elementos que demonstram a vitalidade da educação
guarani na vida rural ao longo dos séculos, superando o ataque da colónia e outros
sinais de opressão. Trazer este conhecimento invisível para o panorama académico
procura contribuir para a dignidade e resistência dos Guarani que estão a ser
escondidos pela colónia.