Abstract:
A pesquisa apresenta uma análise das possibilidades e desafios da
integração curricular no contexto da implementação do Novo Ensino Médio na
rede estadual do Rio Grande do Sul. Parte do problema relacionado às tensões
entre o discurso legal da integração e as práticas escolares, questionando em
que medida a integração curricular se efetiva como proposta formativa nas
escolas públicas diante das diretrizes da reforma do Ensino Médio. O objetivo
consiste em compreender como os sujeitos da escola percebem, interpretam e
operacionalizam a integração curricular, considerando as condições materiais,
pedagógicas e políticas em que estão inseridos. Adota-se uma abordagem
qualitativa, com a realização de um estudo de caso em uma escola estadual no
município de Sapucaia do Sul. Os procedimentos metodológicos incluem
análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestores, professores e
estudantes, além da observação dos processos de planejamento pedagógico.
A pesquisa fundamenta-se nos referenciais teóricos do campo do currículo
crítico, especialmente nas contribuições de James Beane, Jurjo Torres
Santomé, Alice Casimiro Lopes e Roberto Rafael Dias da Silva, articuladas à
crítica das políticas neoliberais na educação. Os resultados evidenciam que,
embora haja um discurso que valoriza a integração, as práticas escolares
permanecem fortemente condicionadas pela lógica disciplinar, pela escassez
de tempo para planejamento coletivo, pela falta de formação continuada e pelas
contradições presentes nos próprios documentos normativos. Conclui que a
efetivação da integração curricular depende não apenas da adesão dos sujeitos
escolares, mas fundamentalmente de condições estruturais, de políticas
públicas coerentes e de um movimento coletivo capaz de tensionar a lógica da
flexibilização imposta pelo mercado, reafirmando o papel social da escola na
formação crítica e emancipatória.