Resumen:
Esta tese propõe entender as táticas comunicacionais das streamers de games no Brasil que se posicionam como feministas por meio de seus relatos pessoais sobre o tema, considerando como as suas interações com o público, suas condições de trabalho nas plataformas de mídias digitais e sua necessidade de parcerias comerciais impactam seus posicionamentos políticos e estratégias de comunicação. Por meio de uma proposta metodológica que combina entrevistas narrativas (Rosenthal, 2014) e análise de enquadramentos e narrativas (Creed et al., 2002; Webb, Mallon, 2007), contextualizadas em uma perspectiva interseccional (Carrera, 2021; Hill Collins, 2000), foram coletados e analisados os relatos de sete streamers de games que se apresentam publicamente como feministas. A categorização resultante desta análise mostra que as práticas comunicacionais destas profissionais são estruturadas por táticas de resiliência e melancolia (James, 2015; McRobbie, 2020), em que as influenciadoras tentam reverter os danos sofridos pelas agressões machistas a que são expostas por meio da visibilidade e da resistência à curadoria algorítmica.