Abstract:
Esta pesquisa investiga experimentações de midiatização produzidas por artistas drag. Busca-se entender que processo é esse em curso no qual artistas drags tem se deslocado de espaços underground para espaços de extrema visibilidade, sobretudo a partir de modos experimentais de acionamento da mídia e de agenciamento de processos de circulação social de sentidos. O objeto empírico analisado são as práticas de Rita Von Hunty, drag queen celebridade de extrema visibilidade no Brasil e articuladora do canal no YouTube ‘Tempero Drag’. Rita Von Hunty é a persona drag produzida pelo ator e professor de língua e literatura Guilherme Terreri de Lima Pereira. A pesquisa solicita uma compreensão sobre o contexto da cultura drag como parte do caso de pesquisa porque é aí que Guilherme se insere, e porque, assim como outras experiências na cultura, o que Guiherme/Rita faz de certa forma também tensiona e transforma o próprio contexto. Metodologicamente construída como um caso de pesquisa midiatizado, privilegiou-se a abordagem do paradigma indiciário, buscando não apenas coletar e selecionar indícios, mas principalmente produzir inferências sobre as lógicas das práticas. Foram analisados materiais empíricos de diferentes origens, selecionados de acordo com parâmetros estabelecidos no capítulo dedicado à construção do caso. As discussões teóricas dialogam com as teorias da midiatização, com ênfase em sua abordagem latino-americana, discussões de performance, campos sociais e estudos de celebridades. As práticas de Rita, mais especificamente, sugerem um enfrentamento a um contexto de desinformação e de invisibilidade social. Por fim, o caso investigado permite compreender que a produção de processos midiatizados por artistas drag opera como ferramenta de resistência às condições materiais de vida, e de possibilidade de circulação na cultura.