Abstract:
O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, linha de pesquisa Linguagem e Práticas Escolares, visa identificar os sentidos de AEE que emergem das produções discursivas de professoras que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), em município da região metropolitana de Porto Alegre, e os efeitos produzidos nas relações pedagógicas no contexto da Educação Inclusiva. A tese analisa aspectos que envolvem o campo da linguagem na Educação Especial e Inclusiva, adotando a Teoria Sociocultural de Vygotsky (2008) como base, a qual enfatiza o papel da linguagem, da interação, da mediação colaborativa e do processo histórico-social no desenvolvimento individual. Na perspectiva inclusiva, considera-se a Educação Especial integrada à proposta pedagógica da escola regular. O estudo se vale de uma abordagem qualitativa-interpretativista, utilizando análise de narrativa e considerando aspectos linguísticos-interacionais e discursivos, a partir dos estudos de Moita Lopes (2006), Bastos e Biar (2005, 2015). Dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas online, devido à pandemia da Covid-19, e em um encontro formativo, presencial, em junho de 2022. Os resultados indicam movimentos nas práticas das professoras, especialmente em colaboração com professores da sala
comum, evidenciando um sentido para o AEE que vai além do trabalho individualizado
nas SRMs. No cenário nacional, movimentos e tensões no campo da Educação Especial destacam a importância do AEE e dos sentidos produzidos pelos professores nesse contexto. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) (BRASIL, 2008) e a Resolução 4/2009 do CNE/CEB orientam as diretrizes para a organização e funcionamento do AEE, especificamente nas SRMs. O AEE é visto como um espaço de ressignificação de práticas pedagógicas no contexto inclusivo. As produções discursivas das professoras revelam ações que promovem possíveis deslocamentos de sentidos para o AEE na escola, necessitando de articulação com a gestão escolar. Reitera-se a importância de momentos de escuta às professoras do AEE para fortalecer o protagonismo docente e tensionar deslocamentos de sentidos sobre as atribuições desse profissional. A tese defende a contribuição potencial para a formação de professores do AEE da rede municipal, a partir da compreensão do papel da linguagem nas práticas inclusivas nas escolas, SRMs e na interação com a comunidade escolar.