Resumen:
Esta dissertação investiga as percepções dos educadores do Colégio Medianeira, em Curitiba, sobre a implementação do programa de educação bilíngue, introduzido em 2019 na instituição. O objetivo geral foi reunir e analisar as percepções da comunidade escolar, especialmente em relação à comunicação sobre o programa, visando a um maior engajamento à proposta bilíngue. O estudo adota uma abordagem qualitativa, mediante um estudo de caso único, e baseia-se em dados coletados por meio de questionário online e análise documental. No referencial teórico, foram abordadas as concepções de educação bilíngue, com destaque para a educação bilíngue na Rede Jesuíta de Educação, comunicação escolar e estratégias de engajamento institucional. A pesquisa indica que, embora os educadores reconheçam a importância do programa bilíngue para o desenvolvimento integral dos estudantes, desafios emergem no processo de implementação, como: (i) falta de tempo para planejamento colaborativo; (ii) necessidade de formação específica na língua adicional; e (iii) limitações na comunicação institucional. Como resposta a esses desafios, foi desenvolvida uma proposta de intervenção focada em um plano estratégico de comunicação interna, com o intuito de melhorar o fluxo de informações e fortalecer o engajamento dos educadores. A análise aponta, assim, para a importância de estratégias de comunicação eficazes, formações continuadas e um planejamento pedagógico integrado, tendo em vista a consolidação do programa bilíngue. As conclusões oferecem contribuições para sua consolidação, ao propor ações que visam a fortalecer o engajamento dos educadores e garantir uma implementação exitosa do programa, alinhando-o com os objetivos de formação integral e cidadania global.