Resumo:
O texto literário tem potencial humanizador, é compreendido como um “calibrador emocional” e, por esta razão, seu acesso deveria ser um direito de todos. No estudo de língua inglesa na educação básica, no entanto, diversas circunstâncias fazem com que sua abordagem seja ausente ou apenas focada em questões estruturais da língua. Dentre as razões, temos a baixa carga horária semanal, o excesso de turmas dos professores, as normativas educacionais que não incluem o texto literário e os variados níveis de proficiência dos estudantes em uma mesma turma. Além disso, há a crença de que se deve ter um determinado nível de aquisição da língua para poder entender literatura em inglês. Tendo em vista a relevância da leitura e da escrita de literatura para o desenvolvimento não só linguístico, como também subjetivo do indivíduo, esta tese tem o intuito de fomentar o desenvolvimento de letramento literário crítico em inglês nesses espaços. Para isso, este estudo buscou a identificar as potencialidades de uma proposta de ensino breve, consistindo em duas aulas de 50 minutos, com foco na leitura, discussão e escrita do texto literário (poesia/canção), em inglês, desenvolvidas e discutidas à luz da Teoria Socio-histórico-cultural de Vygotsky. Estas aulas aconteceram em dois contextos, no primeiro ano do Ensino Médio Técnico: no Brasil, em 2021, na modalidade remota devido à pandemia de Covid-19, e na Itália, presencialmente, em 2023. Os dados gerados incluem as aulas dadas, os questionários respondidos pelos estudantes a respeito da sua aprendizagem de inglês e o contato com a literatura na língua, bem como entrevistas conduzidas com estudantes voluntários após as aulas, sendo duas do Brasil e sete da Itália. A partir de conceitos da Teoria Sócio-Histórico-Cultural, e da Análise de Conteúdo para organização dos dados, os resultados apontam para: i) a importância de propor atividades variadas que proporcionem o vocabulário necessário para a compreensão do texto literário, nos diversos níveis de proficiência da turma (potencializando, assim, as diversas Zonas de Desenvolvimento Proximal) ii) a relevância da discussão do texto em grupo para estimular o letramento literário crítico; e iii) os impactos positivos de possibilitar a escrita de poesia, como forma subjetiva e significativa de apropriarse da nova língua, gerando, nesse conjunto de atividades, motivação para continuar a aprender. Aponta-se, ainda, para a importância da formação continuada de professores, para que conheçam estratégias e sintam-se motivados a aplicá-las em suas salas de aula, mesmo com pouco tempo e recursos disponíveis. No âmbito da pesquisa acadêmica, esta tese também contribui para a necessária reaproximação dos tradicionalmente separados estudos de Linguística e de Literatura, na área de Letras.