Resumen:
Com características distintas das empresas tradicionais, as startups se destacam pela capacidade de desenvolver produtos inovadores e levá-los ao mercado de forma ágil. No entanto, enfrentam desafios significativos, principalmente no desenvolvimento de novos produtos. Esta pesquisa de tese tem como objetivo investigar as dimensões estratégicas relevantes no desenvolvimento de novos produtos em startups e como elas se manifestam na gestão dessas empresas. Essas estratégias estão bem delimitadas na literatura das empresas tradicionais, mas carecem de aprofundamento teórico-empírico no contexto das startups. Barczak e Kahn (2012) propuseram um instrumento de avaliação com sete dimensões estratégicas para empresas tradicionais: Estratégia, Capacidade de P&D, Comercialização, Gestão de Processos, Clima de Projeto, Cultura Organizacional e Indicadores de Desempenho. Essas dimensões potencialmente contribuem para o desenvolvimento e inserção bem-sucedida de novos produtos no mercado. Com base no construto de Barczak e Kahn (2012), a pesquisa buscou adaptar e ampliar essas dimensões estratégicas para o contexto das startups. A pesquisa utilizou a metodologia DSR - Design Science Research, e os resultados foram validados por meio de questionários quantitativos aplicados a especialistas e startups. Com base em revisões conceituais e na incorporação de outros autores, foram identificadas semelhanças e diferenças conceituais nas dimensões estratégicas entre empresas tradicionais e startups; consolidando novos conhecimentos, incluindo a constatação de que as dimensões propostas por Barczak e Kahn (2012) podem ser aplicadas às startups, com ajustes na sua descrição. No entanto, as evidências baseadas na certificação da PDMA (Product Development & Management Association), não se aplicam às startups. Assim, foram desenvolvidas novas evidências com base em construtos de outros autores, na experiência da pesquisadora e na validação de especialistas. Além disso, foram propostas três novas dimensões estratégicas específicas para startups: Interação em Ecossistemas, Inserção Digital e Capacidade Financeira. A partir dessas análises, foi consolidado um conjunto de 10 dimensões estratégicas relevantes para o desenvolvimento de novos produtos em startups: Estratégia, Capacidade de P&D, Comercialização, Gestão de Processos, Clima de Projeto, Cultura Organizacional, Indicadores de Desempenho, Inserção Digital, Interação em Ecossistema e Capacidade Financeira. Com base neste conjunto de 10 dimensões, foi desenvolvido um artefato digital para diagnosticar o nível de maturidade na implementação dessas práticas de gestão nas startups. Os resultados da aplicação desse artefato em um conjunto de startups indicaram que, em média, essas empresas não possuem evidências de práticas de gestão de desenvolvimento de novos produtos implementadas, documentadas, rastreáveis e de uso rotineiro em todas as dimensões estratégicas examinadas. As performances mais negativas foram nas dimensões de Gestão Financeira, Cultura Organizacional e Clima de Projeto, o que representa um desafio organizacional importante, uma vez que essas dimensões afetam diretamente a sobrevivência e a credibilidade das startups. Por outro lado, as dimensões de Capacidade de P&D e Inserção Digital apresentaram as melhores performances, refletindo as características essenciais das startups. O artefato digital desenvolvido está disponível no site www.startupacademy.digital/diagnostico-de-maturidade. Portanto, esta pesquisa oferece um meio de diagnóstico para auxiliar as startups a aprimorar suas práticas de gestão e aumentar as chances de sucesso.