Abstract:
Esta dissertação explora a importância crescente dos dados como ativos intangíveis nas decisões empresariais para desempenho futuro e competitividade sustentável, propondo um framework para a tomada de decisão baseada em dados para o segmento de centro auditivos. No cenário da Analytics Economy, a tomada de decisão baseada em dados é enfatizada como uma ação estratégica para melhorar processos, produtos e serviços, inovar e aumentar a competitividade, especialmente em micro e pequenas empresas. A pesquisa se insere no contexto histórico da fonoaudiologia no Brasil, destacando a evolução desse segmento econômico e o papel crescente dos centros auditivos na saúde e bem-estar da população. O estudo enfatiza a relevância da categoria dos fonoaudiólogos no país, abordando a importância e a representatividade desse setor no Brasil. Este estudo aborda as mudanças tecnológicas na prestação de cuidados de saúde auditiva, destacando a evolução dos modelos de negócios e o atendimento centrado no paciente. Enfatiza a necessidade de agilidade nos processos decisórios nos centros auditivos para que se adaptem às novas demandas do mercado, e assim se tornarem empresas mais competitivas. O estudo se concentra-se em como implementar a tomada de decisão baseada em dados em empresas brasileiras do segmento de centros auditivos. Os objetivos incluem desenvolver um framework para essa implementação, avaliar a maturidade analítica dessas empresas, identificar fatores restritivos e impulsionadores à tomada de decisão baseada em dados, e elaborar um plano de ação para aumentar a maturidade analítica das empresas. Como resultado da revisão teórica do estado da arte do tema, foi elaborado o framework baseado nas estruturas Cultura Data-Driven, Estratégia Empresarial, Solução de Problemas e Oportunidades de Melhoria, TBDB Gerencial, Business Analytics, Gestão de Dados e TDBD Estratégica, que estão apoiadas em três áreas: Gestão do Negócio, Business Analytics e áreas de negócio. O resultado quantitativo da pesquisa aplicada avaliando o nível de maturidade analítica demonstra que as empresas estão ao nível inicial de maturidade analítica. O framework submetido à validação deu-se com pesquisa qualitativa baseada em entrevistas com gestores de centros auditivos, os quais ratificaram o framework proposto. Como limitações, foi constatado que poucos respondentes aderiram à pesquisa, bem como, as pesquisas qualitativas tiveram pouca profundidade. Como sugestões de estudos futuros indica-se aprofundar o entendimento dos resultados deste estudo com a realização de novas pesquisas com uma amostra mais ampla e diversificada de gestores de centros auditivos. Seria benéfico também investigar a aplicabilidade do framework proposto para explorar sua utilidade e eficácia em diferentes contextos empresariais.