Abstract:
Esta pesquisa busca analisar o apostolado educacional da Companhia de Jesus, idealizado por Iñigo de Loyola, no século XVI, com enfoque no processo histórico da educação jesuíta, diálogo entre a tradição secular e a atualização da sua pedagogia no século XXI. O estudo utiliza-se do método de análise documental proposto por André Cellard, com o objetivo de analisar, com base nos documentos orientadores do apostolado educacional, formulados entre 1980 e 2019, as concepções de liderança dos gestores educacionais, tanto jesuítas quanto leigos/leigas, que norteiam o desenvolvimento de suas atribuições e funções, e como estas relacionam tradição e atualização em sua atuação na contemporaneidade. Articulam-se o contexto da educação jesuíta nas décadas finais do século XX e iniciais do século XXI; também apresentam-se as condições de produção dos documentos analisados em suas conjunturas sócio-históricas e educacionais; identificam-se as principais concepções e os meios de atuação da liderança inaciana de jesuítas e de leigos/leigas na gestão dos colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) nos diferentes documentos analisados; e, finalmente, identificam-se as relações dialógicas entre tradição e atualização inerentes à gestão educacional apresentadas nos documentos, pensando-as em suas relações com o contexto sócio-histórico e educacional em que foram formuladas. Os documentos selecionados refletem, em parte, a narrativa histórica da Pedagogia da Companhia de Jesus, atenta às pessoas, tempos e lugares, ao longo destes quase cinco séculos. Podemos concluir que o exercício da liderança e a busca da excelência exigem competências técnicas, acadêmicas e humanas, tríptico basilar da Pedagogia Inaciana. A tradição da educação jesuíta, a prática da gestão educacional e a atualização das práticas da Pedagogia Inaciana emergem do processo de discernimento como expressão tangível das características da inacianidade e do compromisso no presente com uma entrega de educação de qualidade. A colaboração, a comunicação e a organização da rede global das instituições jesuítas são percebidas como indicadores da prática de gestão dos colégios da RJE na atualidade. Assim, a Rede busca manter vivas práticas de excelência, ethos da educação jesuíta, apoiadas no legado da tradição e do compromisso com a atualização, caracterizadas pelo seu modo de ser, modo de proceder e modo de examinar. A constante busca da fidelidade criativa aos princípios e aos valores humanistas é entendida aqui como direcionadora à gestão e às práticas pedagógicas, na contemporaneidade, da RJE, nas quais o paradigma burocrático da gestão educacional é traduzido em paradigma de serviço com enfoque na missão, capaz de frutificar em generosidade e sabedoria dos processos de discernimento e adaptabilidade das ações.