Resumen:
Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um dos principais desafios é a redução da perda e do desperdício de alimentos. Os agregados familiares figuram entre os principais contribuintes dessa problemática, tonando a redução do desperdício no nível do consumidor fundamental para a melhoria dos índices de desenvolvimento sustentável. Entretanto, a complexidade dos comportamentos humanos dificulta o reconhecimento dos elementos e das respostas psicológicas que podem facilitar a adoção de ações antidesperdício. Essa situação é ainda agravada ao admitir-se que as pessoas apresentam diferenças importantes em suas características comportamentais e pessoais, traduzindo-se na incapacidade de implementação de estratégias voltadas às mudanças comportamentais para qualquer perfil de consumidores. Por conseguinte, esta tese desenvolveu um modelo teórico integrando a Teoria da Busca Racional de Metas e o Modelo Transteórico para atingir o objetivo de analisar os influenciadores do comportamento de redução do desperdício alimentar doméstico considerando o estágio de prontidão à mudança dos consumidores. O objetivo desta tese foi atingido pela realização de uma survey com 429 consumidores responsáveis pela gestão alimentar da sua família. Para testar o modelo proposto, foi utilizada a PLS-SEM e a análise multigrupo. O modelo desenvolvido foi composto por nove construtos: metas de aquisição, metas de aprovação, atitude, normas subjetivas, controle comportamental percebido, motivação, intenção, comportamento de redução do desperdício e estágios de prontidão à mudança. Com base nos estágios de prontidão, identificou-se que os consumidores apresentam diversas semelhanças e distinções no que concerne aos aspectos demográficos, de consumo e comportamentais. Os resultados do estudo indicaram que as metas de aquisição e de aprovação têm, respectivamente, efeitos diretos na atitude e nas normas subjetivas nos quatro segmentos analisados. Porém, apenas nos estágios de Reconhecimento e de Preparação as metas de aquisição influenciaram a motivação dos consumidores. As metas de aprovação não apresentaram efeitos diretos na motivação, tendo efeitos indiretos no comportamento nos estágios de Reconhecimento e de Manutenção. A motivação influenciou diretamente a intenção comportamental e, assim como as metas de aquisição, apresentou efeito indireto no comportamento de redução do desperdício alimentar. O controle comportamental percebido atuou como variável moderadora na relação motivação-intenção. O efeito moderador negativo indicou que quando há objetivos individuais ativos, a privação de controle pode estimular a intenção dos consumidores de reduzir o desperdício. Esta tese comprova a importância dos objetivos pessoais, dos objetivos sociais e da motivação para explicar o comportamento de redução do desperdício. Atesta também como os determinantes de ações antidesperdício atuam de diferentes formas em razão do grau de envolvimento do consumidor com práticas alimentares sustentáveis. Os achados deste estudo podem orientar intervenções destinadas a combater a redução do desperdício alimentar doméstico de quatro perfis diferentes de consumidores.