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“Não sou mais quem eu era”: o diálogo construído na construção da identidade em narrativas de uma pessoa com Doença de Alzheimer

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Autor Dornelles, Ana Izabel Eltz;
Orientador Mira, Caio Cesar Costa Ribeiro;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7281665889491787;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título “Não sou mais quem eu era”: o diálogo construído na construção da identidade em narrativas de uma pessoa com Doença de Alzheimer;
Resumo O envelhecimento da população é uma realidade que tem gerado preocupação em diversos âmbitos. Por demandarem cuidados específicos, os idosos são um grupo de atenção na área da saúde. Dentre as patologias cujo fator agravante é a idade, encontra-se a Doença de Alzheimer (DA). Em recentes estudos (BATEMAN; MC MADE, 2017), estimou-se que, até 2030, uma em cada três pessoas com mais de oitenta anos terá desenvolvido a DA. Apesar desse prognóstico, ainda são indefinidas suas causas e possíveis tratamentos. Dessa forma, fica claro o quão importante é voltar a atenção para como esses indivíduos interagem com o mundo social que os cerca. Nesse contexto, a presente monografia apresenta um estudo de cunho qualitativo interpretativista no qual foram analisadas narrativas que emergiram em entrevistas com uma participante portadora da DA. Tais entrevistas narrativas, posteriormente transcritas, foram feitas pelo Grupo NIL (Narrativa Interação e Linguagem). O trabalho baseia-se na concepção de que as narrativas são uma co construção entre os interagentes, refletindo e desenvolvendo significados e identidades (FREITAS, 2017; BASTOS; ANDRADE, 2015; FLANERRY, 2015). Dentro dessas narrativas e do processo de construção identitária, o estudo voltou-se para os usos do diálogo construído, conforme proposta de Tannen (2007). Objetivou-se, assim, compreender de que maneira a participante utilizou o diálogo construído como forma de construção identitária em suas narrativas. Para tanto, foi feita uma busca por ocorrências do uso desse recurso linguístico, sua classificação conforme a autora anteriormente citada descreve e uma análise dentro da interação. Os resultados mostraram que há indícios de uso do diálogo construído como forma de expressar pensamentos complexos, bem como de validação de características e argumentos. Percebeu-se que, apesar das dificuldades causadas pela DA, a participante foi capaz de se manter ativa nas interações, utilizando recursos linguísticos. Nas interações analisadas, também ficou claro como o pesquisador tem um papel relevante nas interações promovendo as narrativas e auxiliando na construção de sentido.;
Abstract The population’s aging is a reality that has creating preoccupation in different scopes. Because they demand specific care, the elderly are an attention group on the Health Area. Between the pathologies whose aggravating factor is the age, lies the Alzheimer’s Disease (DA). In recent studies (BATEMAN; MC MADE, 2017), it was estimated that, until 2030, one in each three people eighty years old or more will have developed the DA. Although this prognosis, it’s causes, and treatments are still undefined. Therefore, it is clear how important is to turn the attention to the way those individuals interact with the social world that surrounds them. In this context, this monography presents an interpretative qualitative study in which narratives that emerged in interviews with a participant with the DA were analyzed. Those narrative interviews, posteriorly transcribed, were conducted by the Group NIL (Narrative Interaction and Language). The study is based on the conception that narratives are a co-construction between the interactors, reflecting and developing meanings and identities (FREITAS, 2017; BASTOS; ANDRADE, 2015; FLANERRY, 2015). Inside those narratives and the process of identity construction, the study focused on the uses of the constructed dialogue, according to the proposition of Tannen (2007). This way, it was aimed to comprehend the ways the participant used the constructed dialogue to construct identity on her narratives. To do so, it was done a search for cases when this linguistic resource was used, its classification according to how the author previously mentioned describes, and an analysis in the interaction. The results have shown that there are evidence of the usage of constructed dialogue as a way to express complex thinking, as well as validation of characteristics and arguments. It was noticed that, although the difficulties caused by the DA, the participant was able to keep active in the interactions, using linguistic resources. In the analysed narratives, it was also clear how the reasearcher has a relevant role in the interactions, promoting the narratives and helping in the construction of meaning.;
Palavras-chave Doença de Alzheimer; Diálogo construído; Narrativas; Identidade; Interação; Alzheimer’s Disease; Constructed dialogue; Narratives; Identity; Interaction;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-14;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13061;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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