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Círculos de leitura: o desenvolvimento de letramento literário em aulas de Língua Inglesa em turmas de 5º ano de uma escola com currículo bilíngue

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metadataTrad.dc.contributor.author Escobar, Amanda Medeiros;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Schnack, Cristiane Maria;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6839627123285556;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Círculos de leitura: o desenvolvimento de letramento literário em aulas de Língua Inglesa em turmas de 5º ano de uma escola com currículo bilíngue;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho debruça-se sobre a metodologia de círculos de leitura, tal como é definida por Cosson (2014) e Daniels (2002) em um contexto de educação bilíngue. Ele caracteriza-se com uma perspectiva de pesquisa-ação, visto que foi feita uma intervenção, usando a prática pedagógica dos círculos de leitura para trabalhar com textos literários em sala de aula, e refletimos sobre essas intervenções ao longo da pesquisa. A coleta de dados foi feita durante quatro semanas nas aulas de Inglês Aplicado e Inglês Aplicado em Artes, em três turmas de 5º ano de uma escola de currículo bilíngue (Português-Inglês) do Rio Grande do Sul. O conto The Wizard and the Hopping Pot, de J. K. Rowling foi o objeto de leitura das aulas, que estavam divididas em três grandes momentos: pré-leitura, leitura e pós-leitura. O principal objetivo da pesquisa é entender como a proposta dos círculos de leitura pode auxiliar os estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento do letramento literário e as capacidades de compreensão da leitura. Por isso, a análise desses dados é fundamentada nos conceitos de letramento literário (COSSON, 2015), círculos de leitura (COSSON, 2014; DANIELS, 2002), mediação literária (SANTANA e ANDRADE, 2018), educação bilíngue (MEGALE, 2019), CLIL (COYLE, HOOD e MARSH, 2010), estratégias de leitura (PRESSLEY, 2002 apud SOUZA e COSSON, 2011), ZDP (VYGOTSKY, 1978), scaffolding (WOOD, BURNER e ROSS, 1976; DEVOS, 2016) e leitura/aprendizagem como ato social (SCHLATTER e GARCEZ, 2012). Os resultados contam com reflexões sobre as percepções dos alunos sobre literatura anteriores à utilização dos círculos de leitura, as estratégias de compreensão leitora que foram percebidas nas contribuições dos alunos e o andaimento desenvolvido entre os pares para que o trabalho com o conto fosse possível.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present work uses the methodology of literature circles, as it is defined by Cosson (2014) and Daniels (2002) in the bilingual education context. It is characterized as a form of action research, as we intervened in pedagogical practices by using the methodology of literature circles to work with a literary text inside a language classroom and reflected on the practices implemented. The data collection was made during four weeks in Applied English and Arts classes in three 5th grade groups, which were part of a bilingual curriculum school (Portuguese English) in the state of Rio Grande do Sul. The short story The Wizard and the Hopping Pot, by J.K. Rowling, was the reading material of the classes that were divided in three moments: pre-reading, reading and post-reading. The main objective of this research is to understand how literature circles can help students in developing literary literacy and abilities to understand the text. Therefore, the data analysis is grounded on the principles of literary literacy (COSSON, 2015), literature circles (COSSON, 2014; DANIELS, 2002), mediation of literature comprehension (SANTANA e ANDRADE, 2018), bilingual education (MEGALE, 2019), CLIL (COYLE, HOOD and MARSH, 2010), reading strategies (PRESSLEY, 2002 apud SOUZA and COSSON, 2011), ZPD (VYGOTSKY, 1978), scaffolding (WOOD, BURNER and ROSS, 1976; DEVOS, 2016) and reading/learning as a social practice (SCHLATTER and GARCEZ, 2012). The results involve reflections about students’ perceptions prior to the literature circles classes, about the reading strategies that were noticed in learners’ contributions and about scaffolding development between the participants in order for the comprehension of the short story to be possible.;
metadataTrad.dc.subject Círculos de leitura; Letramento literário; Trabalho colaborativo; Estratégias de leitura; Andaimento; Literature circles; Literary literacy; Collaborative work; Reading strategies; Scaffolding;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-12-15;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13060;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Letras;


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