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A produção textual na perspectiva do design: a escrita de artigo de opinião por alunos de nono ano

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Autor Tarouco, Franciely Weber;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2344520135578380;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A produção textual na perspectiva do design: a escrita de artigo de opinião por alunos de nono ano;
Resumo É compromisso da escola desenvolver as habilidades dos alunos que os levem a se tornarem construtores de sentido e atuarem de forma consciente e crítica no contexto educacional e social atual. Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver práticas pedagógicas e atividades as quais considerem a escrita como um processo e contextualizada. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar como, na perspectiva do design, alunos de nono ano de uma escola privada de Porto Alegre-RS constroem significados e desenvolvem argumentos ao produzirem um artigo de opinião. Por meio de uma pesquisa-ação, fundamentada em Tripp (2005), desenvolveu-se a base metodológica para a geração de dados. Como pressupostos teóricos, alicerçamo-nos nos estudos sobre escrita (Antunes, 2003; Koch; Elias, 2010; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e sobre construção de sentido na perspectiva do design (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020). Além disso, apresentamos as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) em relação ao ensino da produção de texto, abordando a multimodalidade e o uso de argumentos em artigos de opinião. Também são consideradas as características do artigo de opinião, segundo tratado por Beltrão (1980) e Costa (2014), juntamente com os conceitos relacionados à argumentação, apresentados por Fiorin (2018), Gonzaga (2017), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) e Plantin (2008). Os resultados mostram que, na produção textual, o uso da multimodalidade nas atividades das diferentes etapas do projeto de ensino ajudou na construção de sentidos com base nos padrões de criação de significados dinâmicos do design. Nessa perspectiva, o significado é construído através do emprego de linguagens visuais e espaciais, as quais os produtores escolhem e organizam para apresentar as informações. Além disso, também se observou que ocorre a seleção de argumentos para o posicionamento em relação à temática proposta, uma vez que, nos textos analisados, os estudantes constroem sua argumentação embasada em argumentos, a fim de direcionar seu discurso ao auditório (Perelman e Olbrechts-Tyteca, 2014), considerada a ideia de adesão e de espíritos aos quais se dirige um discurso. Por meio do desenvolvimento do projeto de ensino, em função do processo de pesquisa-ação, também a professora teve a oportunidade de ressignificar sua prática de ensino de produção textual.;
Abstract It is the school's duty to develop students' skills that lead them to become meaning builders and to act consciously and critically in the current educational and social context. In this sense, it is necessary to develop pedagogical practices and activities that consider writing as a contextualized process. In this context, the present study aims to investigate how, from the perspective of the design, ninth-grade students from a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, construct meanings and develop arguments when producing an opinion article. The present study aims to investigate how, from the perspective of the design, ninth-grade students construct meanings, and develop arguments when producing an opinion article. The methodological foundation for the data generation of this research, titled "Textual production from the design perspective: writing opinion articles by ninth-grade students", was developed through a research-action approach, based on Tripp (2005). The teaching project that enabled this data generation was planned and implemented by the teacher-researcher in a private school in Rio Grande do Sul. The theoretical assumptions are grounded in studies on writing (Antunes, 2003; Koch; Elias, 2010; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), and on meaning construction from the perspective of the design (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020). Additionally, during this study, the guidelines of the National Common Curriculum Base (BRASIL, 2018) regarding the teaching of text production, addressing multimodality, and the use of arguments in opinion articles will be presented. The characteristics of opinion articles, as described by Beltrão (1980) and Costa (2014), along with the concepts related to argumentation presented by Plantin (2008), Fiorin (2018), Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014), and Gonzaga (2017), are also considered. The results show that, in textual production, the use of multimodality in the activities of different stages of the teaching project helped in the construction of meaning based on the patterns of creation of the dynamic meanings of the design. In this perspective, meaning is constructed utilizing visual and spatial languages, which producers choose and organize to present information. Furthermore, it was observed that the selection of arguments occurs based on the standpoint of the proposed theme; in the analyzed texts, students craft their persuasive discourse by formulating arguments to tailor their communication to the audience (Perelman and Olbrechts-Tyteca, 2014), considering the idea of adherence and of spirits ("individuals") to which a speech is addressed to. Through the development of the teaching project, due to the research-action process, the teacher also had the opportunity to re-signify her teaching practice in textual production.;
Palavras-chave Escrita; Multimodalidade; Artigo de opinião; Writing; Multimodality; Opinion article;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-12-20;
Agência de fomento Fundo Theobaldo Frantz;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13015;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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