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Escrita digital e encenação tecnoenunciativa na rede social Twitter: a voz de Natalia Pasternak em defesa da ciência durante a pandemia de Covid-19

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Autor Campani, Daiana;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2775599300778890;
Orientador Giering, Maria Eduarda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9369529788005920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Escrita digital e encenação tecnoenunciativa na rede social Twitter: a voz de Natalia Pasternak em defesa da ciência durante a pandemia de Covid-19;
Resumo Durante a pandemia de covid-19, especialmente no Brasil, foi necessário combater, além do SARS-CoV-2, a infodemia e o negacionismo científico. A negação da ciência foi propagada, inclusive, por membros do governo federal, em especial pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro, que atuou sem acatar as recomendações de especialistas. Nesse cenário, alguns cientistas passaram a defender e a divulgar a ciência em suas redes sociais. Uma pesquisa do Science Pulse e do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) divulgou quem foram os principais cientistas influenciadores brasileiros no Twitter no primeiro ano pandêmico. As instituições coletaram tuítes sobre a covid-19 postados por pesquisadores e instituições brasileiras de junho a outubro de 2020 e mediram a influência desses perfis considerando três critérios: popularidade, autoridade e articulação. No critério autoridade, um dos nomes apontados foi Natalia Pasternak. Esta tese tem como foco investigativo tuítes dessa cientista, partindo do pressuposto de que ferramentas de análise de textos pré-digitais não contemplam as especificidades dos tecnotextos, que precisam ser investigados a partir de uma concepção epistemológica que os considere coconstituídos indissociavelmente pelo linguageiro e pelo tecnológico. Nesse sentido, este trabalho ancora-se na Análise do Discurso Digital (ADD), proposta por Marie-Anne Paveau. O objetivo desta pesquisa é investigar, em uma perspectiva ecológica e pós-dualista, como se constroem a escrita digital e a encenação tecnoenunciativa de Pasternak em tuítes durante a pandemia, considerando as restrições e as possibilidades do ecossistema Twitter. O estudo propõe o conceito de “encenação tecnoenunciativa” para marcar linguisticamente uma nova perspectiva para a investigação do colocar-se em cena no digital, partindo do conceito de cena de enunciação, de Dominique Maingueneau. A pesquisa é qualitativa e tem em sua metodologia também um de seus objetos de estudo, pois tecnotextos apresentam características, como a instabilidade, que suscitam desafios ao pesquisador. Para a geração de dados, recorreu-se a capturas de tela dos dois tuítes mais curtidos pelos seguidores de Pasternak, considerando-se intervalos quinzenais, de junho de 2020 a junho de 2021, totalizando 52 tuítes. Ademais, selecionaram-se quatro tuítes em que a cientista traz, por meio de tecnodiscurso relatado, suas colunas de outro ecossistema, o jornal O Globo. Estabeleceram-se três etapas analíticas qualitativas, assim denominadas: (1) Análise das categorias e dimensões da ADD, nos planos morfolexicológico, enunciativo, discursivo e semiodiscursivo; (2) Assuntos mais recorrentes no corpus, em que se analisam oito tuítes com assuntos que se destacaram; e (3) Tuítes alusivos às colunas, com a análise dos tuítes com textos do jornal. Defende-se a tese de que Pasternak, entre restrições e possibilidades, vale-se dos recursos tecnolinguageiros do ecossistema, aproveitando, principalmente, características como a deslinearização e a hibridação e categorias como tecnografismo e tecnodiscurso relatado como recursos para construir uma encenação tecnoenunciativa que se paute em um ethos de autoridade, tanto de si mesma quanto da ciência. A escrita digital e a encenação tecnoenunciativa são híbridas e coconstruídas com outros enunciadores, entre eles o maquínico. Os resultados podem contribuir para o campo da análise textual-discursiva, para a divulgação científica e para a promoção da cultura da ciência.;
Abstract During the Covid-19 pandemic, especially in Brazil, it was necessary to combat, in addition to SARS-CoV-2, the infodemic and scientific denialism. The denial of science was even propagated by members of the federal government, especially by the then President of the Republic, Jair Bolsonaro, who acted without complying with the recommendations of specialists. In this scenario, some scientists began to defend and disseminate science on their social networks. A survey by Science Pulse and the Brazilian Institute of Research and Data Analysis (IBPAD) revealed who were the main Brazilian scientist influencers on Twitter in the first year of the pandemic. The institutions collected tweets about Covid-19 posted by Brazilian researchers and institutions from June to October 2020, and they measured the influence of these profiles considering three criteria: popularity, authority, and articulation. In the authority criterion, one of the names mentioned was Natalia Pasternak. This thesis' investigative focus is on this scientist's tweets, based on the assumption that tools for analyzing pre-digital texts do not consider the specificities of technotexts, which need to be investigated based on an epistemological conception that considers them to be inseparably co-constituted by language and technology. In this sense, this work is anchored in Digital Discourse Analysis (DDA), proposed by Marie-Anne Paveau. This research aims to investigate, from an ecological and post-dualist perspective, how digital writing and Pasternak's technoenunciative staging are constructed in tweets during the pandemic, considering the restrictions and possibilities of the Twitter ecosystem. The study proposes the concept of “technoenunciative staging” to linguistically mark a new perspective for the investigation of putting oneself on stage in the digital, starting from the concept of the scene of enunciation, by Dominique Maingueneau. The research is qualitative and its methodology is also one of its objects of study, as technotexts present characteristics, such as instability, which pose challenges to the researcher. To generate data, screenshots of the two most liked tweets by Pasternak's followers were used, considering biweekly intervals, from June 2020 to June 2021, totaling 52 tweets. Furthermore, four tweets were selected in which the scientist brings, through reported technodiscourse, her columns from another ecosystem, the newspaper O Globo. Three qualitative analytical stages were established, named as follows: (1) Analysis of the categories and dimensions of DDA, at the morpholexicological, enunciative, discursive, and semiodiscursive levels; (2) Most recurring topics in the corpus, in which eight tweets with topics that stood out are analyzed ; and (3) Tweets alluding to the columns, with the analysis of tweets with texts from the newspaper. It is defended the thesis that Pasternak, between restrictions and possibilities, makes use of the ecosystem's technolinguistic resources, taking advantage, mainly, of characteristics such as non-linear reading and hybridization, as well as categories such as technographicism and reported technodiscourse as resources to construct a technoenunciative enactment that is based on an ethos of authority, both of herself and of science. Digital writing and technoenunciative staging are hybrids and co-constructed with other enunciators, including the machinic one. The results can contribute to the field of textual-discursive analysis, to scientific dissemination and to the promotion of the culture of science.;
Palavras-chave Análise do discurso digital; Redes sociais digitais; Escrita digital; Divulgação da ciência; Covid-19; Digital discourse analysis; Digital writing; Scientific dissemination;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-01-10;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13013;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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