Resumen:
As organizações têm enfrentado diversos desafios provocados pela globalização e potencializados pelo advento da pandemia Covid-19. A utilização de canais de vendas on-line cresceu nos últimos anos e, ainda que muitas empresas já estivessem adaptadas ao formato de vendas em plataformas digitais, outras tiveram que se adequar a esta nova realidade. Com isso, as exigências dos clientes também aumentaram e, para atender às novas demandas do mercado, os centros de distribuição podem viabilizar e otimizar o fluxo de mercadorias. Por efeito das mudanças nos hábitos de consumo, a complexidade das operações dos CDs aumentou, tornando o planejamento das suas atividades ainda mais relevante para as organizações alcançarem diferencial competitivo. Para minimizar os problemas inerentes aos CDs em geral, pode-se utilizar ferramentas como avaliação de desempenho aliada à compreensão das causas que incitam a ocorrência dos custos. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os indicadores de desempenho e os determinantes de custos de um centro de distribuição atacadista. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso em uma empresa atacadista tradicional de pequeno porte, situada no estado do Rio Grande do Sul. Foram levantadas informações por meio de uma abordagem multimétodo, que incluiu a realização de grupos focais, observações participantes, revisão de literatura, entrevistas com o diretor da empresa e pesquisa documental. Assim, as quatro principais operações do CD, quais sejam o recebimento de mercadorias, o armazenamento, a separação de pedidos e a expedição, foram mapeadas para possibilitar a compreensão do funcionamento da organização como um todo e identificar problemas no desempenho das atividades inerentes a cada operação. Uma lista com 82 indicadores de desempenho categorizados em cinco dimensões foi elaborada a partir da literatura e, destes, 65 indicadores foram considerados aplicáveis ao CD em estudo. A análise dos determinantes de custos do CD demonstrou que a escala, os fatores institucionais, a diversidade de fornecedores, o escopo, a tecnologia e o grau de verticalização envolvem escolhas estratégicas que apresentam reflexos positivos nos custos do CD. Os determinantes de custos de execução evidenciaram a capacidade do CD executar suas operações com eficiência e foi possível observar que o arranjo físico possui influência sobre outros fatores, como tempo e utilização da capacidade. A partir da identificação dos fatores que determinam
os custos do CD, é possível analisar seus efeitos sobre a performance organizacional por meio de indicadores de desempenho, não somente em termos de custos, mas também de produtividade, qualidade, tempo e flexibilidade. Assim, a avaliação de desempenho pode fornecer insights sobre os impactos dos determinantes de custos na eficiência das operações do CD e contribuir para que a tomada de decisão esteja direcionada para a eficiência dos seus processos e redução de custos.