RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A reforma do ensino médio pela Lei 13.415/2017: uma política de currículo de muitos nós nas threads do Twitter

Mostrar registro simples

Autor Mira, Ane Patricia Viana José de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0049524446738949;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A reforma do ensino médio pela Lei 13.415/2017: uma política de currículo de muitos nós nas threads do Twitter;
Resumo Os estudos sobre as políticas de currículo do novo ensino médio têm se intensificado diante da aprovação da lei 13.415/17, em dezembro de 2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que diz respeito à etapa final da educação básica: o ensino médio. A referida lei alterou o currículo do ensino médio. Os termos competências, habilidades, objetos do conhecimento e área do conhecimento passaram a figurar nas discussões que permeiam os atores envolvidos nas mudanças. Discussões acirradas por dois importantes fatores: a investida ao poder da extrema direita no Brasil, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, em 2018, e a chegada inesperada da pandemia da covid-19, em dezembro de 2019. Diante desse cenário, o tema investigado é a reforma do ensino médio a partir da Lei 13.415/17, enquanto política de currículo em uma perspectiva da justiça social. Com esse estudo, o objetivo geral foi o de compreender o novo ensino médio enquanto política de currículo e seus desdobramentos no debate social na perspectiva da justiça social, na rede social Twitter. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de revisão de literatura, análise documental da legislação brasileira para a educação que se refere ao ensino médio e análise do discurso de postagens na rede social Twitter cujas palavras-chaves se referiam ao novo ensino médio. A análise de dados se deu inspirada na teoria de Laclau (2011) e Laclau e Mouffe (2015). Essa pesquisa foi assentada na perspectiva da justiça social, com o recorte da justiça curricular, que envolve a garantia de direitos como acesso equitativo à educação de qualidade, à permanência e à conclusão exitosa no ensino médio enquanto direito humano atrelado ao direito à Educação (BRASIL, 1988; 1996). A análise dos resultados, a partir dos dados coletados, geraram a tese defendida, a de que o debate gerado na rede social Twitter aponta para o resultado esperado da implementação do novo ensino médio, enquanto política de currículo, de contribuição para a multiplicação das desigualdades, alargamento do fosso já existente entre escolas privadas e públicas, encarcerando a escola pública à oferta de uma educação que gere mão de obra barata, cerceada de direitos e do protagonismo juvenil. Mantendo-se, assim, duas educações, a propedêutica e a dirigida para atender as demandas do mercado.;
Abstract The studies on the curriculum policies of the new high school have intensified following the approval of law 13,415/17 in December 2017, which modified the National Education Guidelines and Bases Law (LDB) regarding the final stage of basic education: high school. The aforementioned law altered the high school curriculum. The terms competencies, skills, knowledge objects, and knowledge areas have become part of the discussions that permeate the actors involved in the changes. These discussions have been heated due to two important factors: the rise of the far-right in Brazil, with the election of President Jair Bolsonaro in 2018, and the unexpected arrival of the Covid-19 pandemic in December 2019. Given this scenario, the investigated topic is the reform of high school education based on Law 13,415/17, as a curriculum policy from a social justice perspective. The general objective of this study was to understand the new high school education as a curriculum policy and its implications in the social debate from a social justice perspective, on the social network Twitter. This is a qualitative research, with data collection through literature review, documentary analysis of Brazilian legislation for education related to high school education, and discourse analysis of Twitter posts with keywords related to the new high school education. The data analysis was inspired by the theory of Laclau (2011) and Laclau and Mouffe (2015). This research was based on the perspective of social justice, with a focus on curricular justice, which involves ensuring rights such as equitable access to quality education, staying in school, and successfully completing high school as a human right linked to the right to Education (BRAZIL, 1988; 1996). The analysis of the results, based on the collected data, led to the defended thesis that the debate generated on the social network Twitter points to the expected outcome of the implementation of the new high school, as a curriculum policy, contributing to the multiplication of inequalities, widening the existing gap between private and public schools, imprisoning public schools to offer an education that generates cheap labor, deprived of rights and youth protagonism. Thus, two types of education are maintained, the propaedeutic and the one aimed at meeting market demands.;
Palavras-chave Políticas de currículo; Novo Ensino Médio; Twitter; Teoria do discurso; Curriculum policy; New high school; Discourse theory; Políticas curriculares; Nueva escuela secundaria; Teoría del discurso;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-07-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12884;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística